“…eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade…”
15 de maio de 2023“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos…”
17 de maio de 202316 de maio de 2023- Terça-feira
Evangelho – João 16, 5-11
Leitura: o que o texto diz?
O texto nos apresenta Jesus em seu discurso de despedida, através do diálogo prepara o coração dos seus discípulos para a sua partida, isto é, seu retorno para o Pai, de modo que compreendam a sua missão de enviá-los o Defensor, aquele que além de defendê-los, vem nos esclarecer sobre o pecado, a justiça e o julgamento. Tornando assim os discípulos capazes de olhar as situações do mundo a partir da palavra e ação de Jesus. A partida de Jesus, não é um processo de abandono, de ausência para sempre, mas pelo contrário, é caminho para a manifestação do Espírito Santo, aquele que guia a Igreja, cujo papel, é proporcionar esta união, comunhão e vínculo entre Deus e a humanidade.
Meditação : o que o texto me diz?
Pensando neste texto fico a imaginar o quanto os discípulos ficaram engasgados com esta situação. “Acreditamos neste reino e agora ficaremos órfãos” eu sentiria o mesmo que os apóstolos. Jesus lhes fala com doçura e firmeza dando a eles e a nós a certeza de que não estarão (estaremos) sozinhos. E isto deve me bastar. Eu devo me lembrar destas palavras quando estiver em situações de injustiça, de opressão, de tribulação, e desamor, de guerra. Nós Cristãos (seguidores de Cristo) temos que defender a paz, a justiça, a ideia de sermos irmãos. Não devemos ter medo . Pois o Espírito Santo está sempre conosco.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Espírito Santo que conduza e guie a sua vida, a vida da Igreja e a vida do nosso povo:
Vinde Espírito Santo!
Ensina-me a ser coerente diante das injustiças do mundo e de meus atos e injustiça,
Dai-me forças para lutar contra o mal e defender os pequenos, os empobrecidos, os desvalidos, os incompreendidos, os fracos e oprimidos.
Que o amor, o bem possam reinar em todos os lugares deste mundo a começar pelas minhas ações.
Que tua Luz ilumine os caminhos por onde eu devo andar.
Que eu tenha a certeza da tua presença em mim para seguir o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Este Evangelho me dá a certeza de que eu/ nós não estamos sozinhos. Tudo que Jesus ensinou a seus discípulos, pelo Espírito Santo ele também nos ensina e dá coragem para defender o reino de Paz, e Justiça ,de Fraternidade, de Solidariedade. Eu penso: enquanto houver um irmão sofrendo eu também sofro, o mundo não tem paz e isto atinge a mim. É por isso que eu tenho que ter a certeza do Espírito de Deus e que ele pode me defender e impulsionar a fazer algo para melhorar o mundo.
Ação : o que posso fazer a partir do evangelho
Além de refletir sobre as palavras de Jesus no Evangelho posso dispor a fazer alguma coisa para melhorar a vida de alguém e assim colocar em prática os ensinamentos de Jesus Cristo, com a certeza de que haverá dificuldades mas o Paraclito está sempre presente.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2