“O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele”
5 de abril de 2023“Tudo está consumado”
7 de abril de 2023Quinta-feira, 6 de Abril de 2023 – Semana Santa
“Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”
Jo 13, 1-15
Leitura: o que o texto diz?
O Evangelho de hoje nos traz o relato do lava-pés. Percebendo que sua hora já havia chegado, Jesus reunido com os seus, já sabe das intenções do coração de Judas. Durante a ceia que celebrava com os seus, Jesus amarra uma toalha na cintura e começa a lavar os pés dos discípulos. Lava-os e seca-os com humildade e amor. Diante da inusitada atitude, Pedro reage recusando que seus pés sejam lavados pelo Mestre, uma vez que, para Ele tratava-se de um gesto inadmissível de um Mestre para com seu discípulo. Jesus afirma que era necessário ter os pés lavados, que era preciso acolher aquele gesto, não havia ali desonra mas tratava-se de um gesto de doação que deveria ser repetido por todos eles. O que você acha que o texto de hoje quis dizer pela atitude de Jesus? Na leitura do texto o que mais lhe chamou atenção? Faça uma nova leitura de modo ainda mais atento afim de compreender a mensagem do texto de hoje.
Meditação: o que o texto me diz?
Continuando a caminhada desta Semana Santa somos convidados a imitar os gestos do Mestre. Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus nos ensina sobre acolhimento, doação e humildade. O Evangelho de hoje é um apelo para que sejamos mais fraternos e aprendamos a nos abaixar, a servir e amar Jesus por meio do próximo. O próprio Mestre, o Senhor, age de tal forma para que olhando para ele saibamos que, uma vez batizados e membros do discipulado de Cristo, devemos nos despir de nosso orgulho e vaidade em favor dos que precisam de nós. Faça um exame de sua vida tendo como guia o texto de hoje. A Palavra saída da boca de Jesus e seu gesto tocou o coração de Pedro e dos discípulos. Como essa Palavra toca hoje o seu coração?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Um coração abrasado pela Palavra, não consegue se conter em si mesmo. O que essa Palavra tão intensa e profunda te faz dizer a Deus nesta Semana Santa, neste tempo de conversão? Dedique esse tempo a falar com Deus sobre seu coração.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Somos o alvo da Palavra. Como ela te tocou nesse dia? O que ela realizou em seu coração? Já lemos, meditamos e falamos com Deus a convite da Palavra. Agora guarde o silêncio. Aprecie cada semente que o Evangelho de hoje lançou em seu coração.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Toda experiência com a Palavra é feita de ações concretas. Concretize a experiência de hoje elencando alguns gestos práticos que você se sente impulsionado a realizar mediante o Evangelho que meditamos hoje.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-Ce.