“No percurso das gerações, Jesus é a semente e o fruto de uma longa história”
17 de dezembro de 2020“A fortaleza de Deus vem em nosso socorro”
19 de dezembro de 2020SEXTA – FEIRA – 18/12/2020
3ª SEMANA DO ADVENTO – Evangelho de Mt 1, 18-24
“Advertido pelo anjo, José acolhe Maria na sua gravidez”.
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes para acalmar o coração e entrar em sintonia consigo mesmo com o outro e com Deus.
Refrão meditativo: Indo e vindo, trevas e luz. Tudo é graça, Deus nos conduz.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
O Evangelho de hoje, depois que o evangelista Mateus nos apresentou a genealogia de Jesus, partindo de Abraão e indo de geração em geração até chegar a José, esposo de Maria, vai nos falar da origem de Jesus. Assim nos narra: Maria, sua mãe, comprometida em casamento com José e, antes de viverem juntos, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto assim decidia, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu, em sonho, e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Essa palavra ou frase que me chamou atenção, o que me diz? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto. Ele nos fala da origem de Jesus. Maria estava prometida a José, mas antes de ir morarem juntos, Maria ficou grávida do Espírito Santo. Como José poderia entender essa gravidez? Só foi possível quando José ouviu o anúncio do Anjo. E hoje, diante de tantas situações que precisamos entender, estamos abertos a ouvir o anúncio do anjo de Deus, assim como José?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O que podes pedir a Deus? Ou agradecer diante dos sinais do tempo presente. Que saibamos escutar Deus? Discernir seus ensinamentos? Deixar-se envolver pelo mistério de Deus que nos conduz aqui na terra? Rezemos juntos e peçamos a luz daquele que está se aproximando e vem iluminar nossas mentes, nossos caminhos.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Silêncio. No silêncio podemos sentir a graça de Deus em nós. Como chegam até nós essa voz, esses sinais que nos dão a direção? A estrela no céu que brilhará anunciando o nascimento do nosso salvador; o amor que brotará nos fortalecendo com sua companhia. Perceba: sua presença já quase pode ser percebida diante dos nossos preparativos para acolhê-lo. Das nossas expectativas…
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que compromisso pode ser assumido? Junte-se à sua família. Vivam esse momento de expectativa. Que ação pode ser feita, que prática de solidariedade junto aos necessitados possa ser realizada para fazer feliz o Cristo que vem renascer no coração de todos? Não tenha medo, vá. Ajude anunciar o Cristo que vem.
Neuza Silveira de Souza. Catequista. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.