“Buscando a paz”
18 de outubro de 2022“Amor, julgamento ou purificação?”
20 de outubro de 202219 de outubro de 2022, 4ª feira, 29ª semana do Tempo Comum.
Evangelho de Lc 12, 39-48 – “ADMINISTRADORES DO REINO”
Leitura: O que o texto diz
Deus criou o mundo e deixou seus cuidados para o homem, assim, nos deu a tarefa de administradores fiéis. Em qualquer desvio, podemos ser pegos pelo Senhor de surpresa. Nesse contexto, nos perguntamos: mas qual seria o lugar certo para estarmos? Todos recebemos dons, e com eles, devemos ter coerência nas atitudes e consciência do amor. A acomodação e a passividade são ações concretas de desvios. Com efeito, viver com sabedoria essa função de administrador prudente, gera confiança em Deus e no próximo. Portanto, atentemos por aproveitar bem os nossos dons, uma vez que, recebidos, devem ser testemunhados.
Estejamos vigilantes ao que pode nos surpreender, e dentre estas inesperadas chegadas pode ser a descoberta de que, devemos estar correndo atrás da vida, do presente, e viver o hoje, uma vez que, muitos passam a vida inteira se prendendo a conceitos desnecessários com receio de ir para o inferno. Mal sabem que nosso céu ou inferno já começam aqui, e, perdem de amar, cumprindo leis estéreis e buscando a salvação pelos próprios méritos (Jr 2,19; Am 3,2; Os 4,4-10). A escolha é uma responsabilidade acrescentada, não privilégio.
Meditação: O que o texto me diz
O que o texto me trouxe de especial? O que mais me tocou? Em algum momento me vejo no texto reflexo, ou contradições? Sou realmente vigilante fiel ou negligencio certas situações? Os dons que recebo, faço boas utilidades deles, ou desperdiço? Sou administrador fiel ou infiel?
Oração: O que o texto me faz dizer
Após a reflexão, converso com Deus sobre o que falta para que eu esteja no lugar correto ou melhorar aquilo que já estou administrando bem? Diante das surpresas ou adversidades da vida, clame ao Senhor a sabedoria das atitudes, inclusive, que eu seja vigilante com os dons que recebo de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Em aprofundamento com o Senhor, após reconhecimentos, as decisões são necessárias, e escolho viver o hoje, e não passar pela vida aguardando a morte. O céu é agora, é o presente, e o encontro todos os dias com Cristo nas orações e no testemunho.
Ação: O que esse texto me faz agir
Impulsionados pela decisão de contribuir cuidando do Reino de Deus, cultivá-lo para que a colheita seja de frutas maduras e doces, e com efeito, buscar viver o céu a cada dia, sem acomodar-se, e testemunhá-lo aos irmãos que não há tempo de se perder quando se trata de amor.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.