“Escondestes essas coisas aos sábios e as revelaste aos pequeninos”
3 de outubro de 2020“Que devo fazer para herdar a vida eterna?”
5 de outubro de 202004/10/20 (27º dom Tempo Comum): Mt 21,33-43 – “Acolher o Reino e produzir frutos na vinha”
Leitura: O que o texto diz?
Invoque a presença do Espírito Santo para iluminar e conduzir esse contato vivo com a Palavra de Deus. Acalme o coração e, em clima de silêncio, inicie a leitura de Mt 21,33-43. Jesus está conversando com os sumos sacerdotes e os anciãos do povo. Observe a cena. Escute com eles a parábola dos vinhateiros. A figura da vinha é muito comum na tradição de Israel. Nela se planta a uva, que amassada, produz o vinho que traz alegria e por isso é sinônimo de festa. O dono da vinha é comparado ao próprio Senhor que confiou aos vinhateiros o cuidado de sua propriedade. Estes lembram a figura das autoridades religiosas responsáveis pelas leis e o cuidado com o povo. No tempo da colheita o proprietário envia empregados para receber frutos dos administradores da vinha. Por serem maltratados, envia depois seu próprio filho, que também é maltratado e morto. Rejeitando os enviados do dono da vinha (Deus), não estariam os vinhateiros (autoridades do povo) negligenciando sua missão? Como é possível que haja frutos?
Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Mt 21,33-43, procure perceber o que mais inquietou seu coração. Que trechos da narrativa fizeram você parar por um instante. O que essas palavras provocaram em você? Como você tem assumido a missão que Deus te confiou? Em que momentos você tem “maltratado” os enviados de Deus? Quais os momentos que você se distanciou de Deus e não conseguiu compreender a proposta do Reino de Deus em sua vida?
Oração: O que o texto me faz dizer?
À medida que a Palavra vai inquietando seu coração, você experimenta a ação do Senhor. Assumindo que Jesus é o filho do proprietário da vinha, e você, sua família e o meio que te cerca, representem a própria vinha, apresente-a para que Ele possa cuidá-la. Apresente as várias situações em que você expulsou e maltratou aqueles que vieram colher os frutos. Permita agora o próprio Senhor cuidar dessa vinha. Acolha o filho e permita que Ele junto a você continue o cuidado dessa vinha, acolhendo principalmente sua Palavra de vida que veio trazer a você hoje.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
À medida que você permite Deus cuidar da sua vinha, você vai silenciando e deixando essa Palavra ser a verdadeira “Pedra Angular”, o fundamento de sua vida. Contemple esse cuidado que vai renovando inclusive suas forças e sua esperança nesse tempo cheio de desafios.
Ação: O que o texto me faz agir?
Diante dessa Palavra que interpela seu ser, como você tem se comprometido com ela? Que frutos você poderá colher dessa vinha? Que pontos da missão confiada a você precisam ser retomados e concretizados hoje?
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).