Maria, mãe de Deus
1 de janeiro de 2024Reconhecer e anunciar Jesus
3 de janeiro de 202402 de Janeiro, 3ª feira, Memória dos Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno
Procure sentar-se num local confortável, faça silêncio. Respire profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo a graça de se colocar sempre a serviço do anúncio de Jesus e não de si mesmo.
Em seguida Leia Jo 1,19-28
Leitura: o que o texto diz?
A narrativa do evangelho de hoje nos lembra que “o hoje” é sempre uma oportunidade fazer um novo tempo, endireitar-se. Estamos iniciando um novo ano, para que ele seja realmente “NOVO” a Palavra daquele que preenche nossa vida de sentido, precisa ser ouvida e colocada em prática. Diante do testemunho de vida de João, levitas e sacerdotes são enviados para questionar sua identidade. Ele compreende o querem saber, afirma e anuncia ser a voz que anuncia o Messias, não a si mesmo. Ele aponta para Jesus, como o Messias.
Meditação: o que o texto me diz?
“Eu sou a voz que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor”. Essa afirmativa de João Batista aparece nos quatro evangelhos. As narrativas pontam a importância da sua missão, do seu testemunho e da sua significativa atividade como “a voz”, de quem não anuncia a si mesmo, não é o messias, mas de quem veio para preparar a vinda do Messias. João foi fiel e assumiu o desafio até a morte, ao chamado para anunciar o projeto de Deus. Sua voz, chama para a mudança, para um novo começo, para identificar o “Menino Deus” que em nosso meio está e precisamos reconhecê-Lo.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de ouvir a voz do seu Espírito e por Ele, deixar-se conduzir, traduzindo em atitudes o amor que promovem a paz e a justiça, em nosso mundo no Novo Ano
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
A voz que as pessoas têm de escutar é a de Deus. Por isso temos que anunciar sua Palavra mais que as nossas.
O que o testemunho de João Batista provoca em você? Houve algum João Batista na sua vida que preparou em você o caminho para Jesus? É capaz de ouvir a voz de Deus? Sua voz anuncia a Palavra de Deus ou a si mesmo? Você é voz que procura promover, alegrar, salvar o próximo?
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
Para viver na lógica do Reino de Deus, é preciso sempre construir pontes. É tempo de escuta, ir em frente e aplainar os caminhos do Senhor, possibilitar travessias e assumir a prática da justiça e do amor ao próximo com ações que transformem realidades.
Equipe do Lectionautas