“O Espírito da Verdade vos conduzirá à plena verdade”
8 de maio de 2024“Ninguém poderá tirar a tua alegria”
10 de maio de 20249 de maio de 2024, quinta-feira da 6ª semana da Páscoa
Silencie, respire, aquiete o coração…
Inicie este momento de oração, rezando:
Espírito Santo, concede-me o dom da escuta, do discernimento, da alegria que move o coração e a vida e que ninguém poderá tirar. Conduz o tempo que aqui dedico a meditar sobre a Palavra. Amém
Leia o Evangelho segundo João 16,16-20
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho de hoje continua a narrativa do diálogo de Jesus com os discípulos. Ele deseja preparar e fortalecer os discípulos, é mais uma conversa que busca ajudá-los a compreender a Sua missão. Eles ainda não entendem, questionam-se. O momento em que vivem é de grande desafio, contudo ainda não compreendem o “tempo” em que vivem, o “tempo” do distanciamento de Jesus e o “tempo” em que o tornarão a vê-lo. Jesus deseja que compreendam e se mantenham firmes na fé Ele anuncia: “Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
Meditação – O que o texto me diz?
Hoje compreendemos que o “tempo” que Jesus falava aos discípulos, e eles puderam compreender, após passarem pela experiência de Jesus crucificado, sua paixão, sua morte, e de Jesus Cristo, O Ressuscitado, transfigurado e especialmente pela manifestação do Espírito Santo. Graças a essa experiência, a beleza deste anúncio nos alcança hoje. Contudo, como era para os discípulos, para você, é também difícil compreender o “tempo”, a mensagem cristã, os momentos de tristeza, desafios… O mistério para dentro do qual, aos poucos cada cristão é conduzido e, convidado a viver é a experiência de, em Jesus, tudo ser transformado, confiar em sua Palavra e na força do Seu Espírito.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Silencie, faça uma memória amorosa da sua caminhada, momentos tristes, alegres, desafiadores, conquistas… Peça a graça de compreender “o tempo”, a Palavra que Ele nos diz. Apresente a Ele suas dúvidas e também o desejo de com Ele caminhar, em todos os momentos da sua vida, que alimente sua fé na sua Palavra. Agradeça a presença D’ele, O Ressuscitado, por meio do seu Espírito Santo de amor, em todos os dias da sua vida.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
“A vossa tristeza se transformará em alegria”. Pense em como essa Palavra se faz presente em sua vida. Renove sua fé e esperança em Jesus Cristo ressuscitado que, como você caminha todos os dias da sua vida.
Ação: O que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
Como enfrenta os momentos de dor, dúvida, tristeza? Quem apoia e ajuda você a revigorar a fé? Conhece alguém que está passando por um momento difícil? Aproxime-se e seja a presença fortalecedora, a escuta solidária, o apoio amigo que revigora, que promove alegria…
Ana Angélica Ribeiro-Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2