“…Ele vos conduzirá à plena verdade”
25 de maio de 2022Vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria
27 de maio de 202226 DE MAIO 5ª feira da 6ª semana do Tempo Pascal
“A vossa tristeza se transformará em alegria”
Iniciemos, rezando ou cantando, o mantra que nos lembra: “É Jesus quem dá alegria, esperança, vida e paz…
Mantra: É Jesus quem dá alegria, esperança, vida e paz
Deus confirma cada dia que sua graça amor nos traz
Cristo vivo hoje e sempre, junto a nós se faz presente
Olhos firmes em Jesus, caminhamos para a luz
São João 16,16-20
1) Leitura: O que o texto diz?
Jesus conversa com os discípulos, Ele fala, mas para os discípulos a mensagem não é compreensível. Questionam entre si, o significado das palavras de Jesus. Ao afirmar que não O veriam mais, Jesus se referia à sua morte. E sobre quando, pouco tempo depois, o veriam novamente, Ele falava da sua Ressurreição. Jesus percebe que os discípulos não compreendem. Ele já os prepara para enfrentar a tristeza pela sua morte, mas alerta que a tristeza será causa da alegria: sua Ressurreição e permanência no mundo por meio do seu Espírito de amor.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Como os discípulos, também nós, às vezes, não nos sentimos perdidos, sem compreendermos a Palavra de Jesus? Pensemos nos acontecimentos da nossa vida. Em muitas ocasiões, não nos sentimos sem rumo, confusos, em situações difíceis de se compreender? Já experimentamos o medo, a tristeza, a incerteza que chega a nos tirar o ânimo, a energia…? Nossa vida de fé em Jesus, não nos isenta da morte, das dificuldades…. Mas nos dá a certeza, a alegria da Sua presença, da sua permanência conosco. Com Ele, continuamos a caminhar na Esperança, fortalecidos buscamos a superação dos desafios.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
Senhor,
Tu és fonte de vida, de amor, da alegria que dá sentido a nossa vida. Dá-nos a graça de experimentar, com fé e esperança, as situações de tristeza, alegria, angústia…. que aparecem misturadas em nossa vida.
Envia-nos teu Espírito, para que, revigorados na fé, sejamos instrumentos de coragem, força e esperança para ajudar, quem precisa, a enfrentar e superar os momentos difíceis.
Dá-nos a graça de experimentar a tua alegria, sustento que revitaliza a nossa vida.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Jesus disse… “A vossa tristeza se transformará em alegria”. Já experimentamos em nossa vida a presença fortalecedora de Jesus em meios às crises e desafios? Já ajudamos alguém que enfrentava momentos desafiadores? Agradecidos, façamos memória dos momentos de alegria que experimentamos ao superar desafios. Essas experiências revigoram, ajudam a nos manter firmes na fé e a lutar pela superação das situações que causam tristezas, dores, sofrimentos….
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Alimentados pela Palavra e confiantes na presença de Jesus que nos ajuda a superar as desafiadoras situações, pensemos: Conhecemos alguém que está passando por um momento difícil? Nos aproximemos e sejamos a presença fortalecedora, a escuta solidária, o apoio amigo que revigora, que promove alegria….
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para animação Bíblico-Catequética do Regional leste 2