Todos vos odiarão por causa do meu nome
24 de novembro de 2021O Reino de Deus está perto…
26 de novembro de 202125 de novembro, 5ª-feira da 34ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lc 21,20-28
Leitura: O que o texto diz
“A vossa libertação se aproxima”. Com essa frase, Jesus no evangelho de hoje, encoraja a comunidade a permanecer perseverante no anúncio do Evangelho, mesmo diante da opressão e a reavivar a esperança na presença de Deus.
Meditação: O que o texto me diz
As comunidades destinatárias desse evangelho viviam num contexto difícil. O evangelista Lucas afirma que após os abalos cósmicos contra as nações, que se opõem ao projeto de Deus, é prometida a salvação para aqueles que permanecerem fiéis. Sua intenção é ajudar as comunidades a avaliar os conflitos que estão vivendo, a animá-las para não desistirem do projeto de Deus, continuarem testemunhando e esperando a libertação. Portanto, esse relato tem a finalidade de sustentar a esperança cristã, de alimentar a fé na presença do “Filho do homem” e reforçar a soberania de Deus como criador, redentor e Senhor da história. Apesar dos acontecimentos serem descritos de forma terrível, para os cristãos são sinais de esperança e da garantia da salvação. De fato, o “Filho do homem” virá para assegurar a vitória da vida sobre a morte e possibilitar a humanidade o reconhecimento da soberania de Deus.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor, nesse momento, a graça de manter-se firme, de perseverar no seguimento de Jesus e de progredir na vida cristã, mesmo diante das dificuldades, das crises, de cenários sombrios. Agradeça a Deus por sua presença em todos os momentos de sua vida. Converse com Ele, apresentando também as suas dificuldades, seu sofrimento, sua dor, confiando que Ele será também o seu redentor, o libertador.
Contemplação: O que o texto faz em mim
“…levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”, diz o evangelho. Tome consciência da manifestação de Deus em cada momento de sua vida. Perceba sua presença amorosa, que nesse dia vem para reavivar sua esperança, para te encorajar e permanecer firme em seu seguimento, carregando sempre em seu coração a certeza de que, independente de sua realidade, a libertação se aproxima.
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho
É hoje o dia de renovar as esperanças depositando nas mãos de Deus a vida, a vida das pessoas que estão sofrendo, vivem aflitas, ou em momentos de tribulação. É preciso também sensibilidade para com o sofrimento de nosso irmão e irmã e que possamos ser testemunhas da esperança neste mundo tão cheio de conflitos.
Equipe do Lectionautas