O Messias vai chegar (LC 1, 26 – 38)
20 de dezembro de 2018O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor
22 de dezembro de 2018Leitura: Lc 1, 39-45
Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia de poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto:
_ Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.
Reflexão:
A leitura de hoje nos traz a alegre visita de Maria. Ela nos traz o Filho de Deus!
Em tempos de relações fluídas, vivemos freneticamente e não percebemos o quanto uma ação ou uma palavra pode alegrar ou causar tristeza. Lançamos palavras ao vento sem nos preocupar como atingirão os outros; agimos da mesma maneira despreocupados com as consequências.
Nessa passagem, percebemos o cuidado e a atenção de Maria para com Isabel. Já idosa, Isabel estava grávida e Maria, também grávida, não mediu esforços enfrentou um percurso longo, certamente difícil considerando as condições de transporte daquela época e condições naturais daquela região. Mas Maria fez questão de ESTAR com Isabel, fez questão de levar a alegria da BOA NOVA, o SALVADOR!
Reflitamos com cuidado sobre os nossos gestos, as nossas palavras.
Estou atento às minhas ações e palavras? Como estou me relacionando com as pessoas? Como tenho cuidado dessas relações?
Às vezes, mergulhados na agitação de final de ano, envolvidos pelo cansaço próprio dessa época, deixamos de zelar pelos nossos irmãos.
Diante de nossas limitações, o Salvador quer nos visitar. Deus, em sua infinita misericórdia, quer fazer presente o seu Filho amado na vida de cada um de nós. Ele deseja profundamente fazer parte, estar conosco, acolhendo tudo o que somos e gerar em nós a esperança. Maria, obediente, traz em seu ventre o próprio AMOR. Jesus nos ensina a amar integralmente.
Que possamos acolher com alegria a boa nova, receber a visita de Maria e vibrar na mesma sintonia de Isabel. Senhor Deus, receba também o que somos e que nesse Natal possamos passar a uma vida nova, desfazendo-nos daquilo que nos impede de amar mais e melhor. A exemplo de Maria possamos nos fazer PRESENTES na vida dos nossos irmãos. Amém.
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte