O meu amor pela tua casa (João 2, 13-22)
9 de novembro de 2016Quem esquece de si mesma terá a vida verdadeira.
11 de novembro de 2016Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu: Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: “Vejam! Está aqui” ou “Está ali”. Porque o Reino de Deus está dentro de vocês. Então ele disse aos discípulos: Chegará o tempo em que vocês vão querer ver um dos dias em que o Filho do Homem já tiver chegado, mas não verão. Alguns vão dizer a vocês: “Olhem aqui” ou “Olhem ali”; porém não saiam para procurá-lo. Porque, assim como o relâmpago brilha de uma ponta do céu até a outra, assim será no dia em que o Filho do Homem vier. Mas primeiro ele precisa sofrer e ser rejeitado pelo povo de hoje.
É inútil procurar sinais misteriosos da vinda do Reino. Ele já está presente em qualquer lugar onde a ação de Jesus é continuada.
O convite da oração de hoje é a observar nossas atitudes… Atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito. E qual tem sido o meu propósito de vida? Os fariseus caminhavam na contramão do Reino, viviam de aparências, é interessante que a resposta de Jesus a sua pergunta: “quando ia chegar o Reino de Deus”, é carregada de amor ao dizer que: “Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver”, ou seja, ele estava dizendo a eles, a mim, e a você, que viver de aparências é uma ilusão…
Outra coisa interessante é que Jesus completa dizendo que: “o Reino de Deus está dentro de vocês”. Que amor é esse, que coloca um reino maravilhoso dentro de cada um de nós, o que devemos fazer para percebê-lo, já que não podemos velo aqui ou ali? Penso que para que o Reino de Deus aconteça precisamos primeiro, não oferecer resistência, segundo, olhar para Jesus e começar a fazer a coisa certa, talvez através de atitudes simples, como simplesmente dividir com o outro o que temos, veremos que o amor se multiplica quando se divide…
Talvez possamos entender o que Jesus quer nos dizer; que os “reinos” que ai está, fomos nós que construímos, para desarticularmos precisamos rezar com o salmo de hoje Sl 145 (146) para apoiar-nos no Deus de Jacó, aí veremos que será muito mais fácil leve e agradável, viver os desafios do dia a dia com um novo sentido, sair do homem velho e revestir do homem novo como nos exorta o apostolo Paulo. (EF 4, 22-24) E começar a trabalhar a favor do Reino para cumular coisas do Reino… Da mesma forma devemos evitar a mentira, o egoísmo, ser honestos com agente mesmo e fugir das distrações… O que Jesus é não é o que as pessoas dizem que é, mas o que eu experimento! O Reino só pode ser visto fora, quando o trazemos dentro!
Temos que ser imitadores de Cristo, assim como foi São Paulo, (1COR 11, 1) Por isso assim como ele mesmo nos diz na leitura de hoje em sua carta aos Filêmon (FM 7, 16) Devemos acolher o outro não como escravo, mas como um irmão querido… Precisamos entender que, a mudança que queremos ver no mundo, deve partir de cada um de nós…
Que são Francisco de Assis, que encontrou harmonia com todos os seres da natureza nos ajude a ter atitude e a rezar como ele rezou: Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado… Resignação para aceitar o que não pode ser mudado… E sabedoria para distinguir uma coisa da outra. Amém
Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte MG.