“Mulher, por que choras?
22 de julho de 2024O semeador saiu a semear…
24 de julho de 202423 de julho, 3ª feira,16ª Semana do Tempo Comum.
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que torne seu coração e sua vida abertos a acolher a Palavra de Deus. Que Ele te guia nesta leitura orante.
Leia o evangelho de Mateus 12,46-50
Leitura: o que o texto diz?
No ensinamento de hoje, Jesus não nega os laços de família biológica, mas busca repassar a importância do projeto do Pai, anunciado por Ele, uma vez que, ao pronunciarmos próximo, irmão, ou mãe, e seguindo seus direcionamentos, também seremos sua família. Pessoas estabelecidas na aliança, ou até mesmo primos, na Bíblia se chamavam de irmãos.
Meditação: o que o texto me diz?
Este evangelho representa também o desprezo dos fariseus com os mestres da lei para com Jesus, seu próprio povo o rejeitava. Os discípulos que antes eram pagãos, agora são sua família, uma vez que não é o sangue que define ser seguidor de Cristo e do Pai. Nesse sentido, Jesus nos convoca a ser sua família da mesma forma que chamou seus discípulos, homens de pouca instrução, mas que se abriram ao aprendizado com o mestre. Amar, perdoar, curar, orar, eis os manifestos pelos quais o Pai quer que vivamos.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te ajude a fazer a discernir a vontade de Deus para sua vida! Peça também pela paz no mundo, pelas vítimas das guerras, pelos cristãos perseguidos.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você tem considerado apenas os parentes biológicos como sua família? Você se sente como família de Jesus? Fazer parte da família cristã, é a convocação de Deus hoje para você.
Ação: o que posso fazer do texto?
“Então Jesus disse: todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. O convite de Jesus é para que sejamos seus por meio do cumprimento fiel da vontade do Pai. Devemos configurar nossa vida à vontade de Deus, sendo um diferencial de amor junto ao ambiente onde vivemos, buscando ser discípulo onde quer que sejamos chamados.
Equipe Lectionautas