‘Confiança no Senhor, pois é ele que conduz a história”
28 de novembro de 2021“Segue-me, e eu farei de vós pescadores de homens”
30 de novembro de 2021SEGUNDA – FEIRA – 29/11/2021
1ª SEMANA DO ADVENTO
– Evangelho de Mt 8, 5-11
“A universalidade da salvação e a eficácia da Palavra”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo.Faça um momento de silêncio, feche os olhos. Prepare o coração para receber a Palavra de Deus.
Refrão meditativo: Eu confio em Nosso Senhor, com fé, esperança e amor
Eu confio em Nosso Senhor, com fé, esperança e amor.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
A narrativa do Evangelho de hoje nos fala da universalidade da salvação. Mostra-nos a atenção que Jesus dá ao centurião, um oficial romano que se aproxima e pede ajuda para o seu empregado que estava doente. Ao se dispor em ir curá-lo, o centurião diz não ser digno de recebe-lo em sua casa, mas bastava uma palavra de Jesus para que seu servo ficasse curado. Essa demonstração de fé surpreende Jesus e, virando para seus discípulos diz: “Em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia esse texto novamente. O evangelista nos chama atenção para a fé verdadeira demonstrada pelo centurião que confia nas palavras de Jesus. Uma firmeza na fé que vem contrapor a incredulidade de Israel e a sua dureza de coração. O centurião, um soldado pagão, reconhece a autoridade de Jesus quando lhe diz ser indigno diante dele e pode experimentar a eficácia da Palavra enunciada por Jesus. Para o pagão, bastava-lhe a palavra que ele cria. Esta expressão de fé deixa Jesus admirado.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Releia com atenção o texto. Jesus se coloca à escuta de todos aqueles que o procura. Em nossas orações não esqueçamos de pedir, mas também de agradecer. Agradeça pelos momentos difíceis, mas possíveis de serem superados, pois o Senhor está atento ao nosso caminhar.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Deixe se conduzir. Abra seu coração, lugar de onde brota leis que possibilita o seu agir com consciência É Deus quem toma a iniciativa e nos permite caminhar com fé. Mas de que tamanho é a nossa fé? Comtemplemos.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que cura e transforma vidas, por quais tarefas pode responsabilizar-se diante dessa realidade que se apresenta diante de nossos olhos? O que podemos assumir como compromisso no dia-a-dia da nossa existência?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte