Ouvir e escutar a Palavra…
27 de julho de 2023Uma só coisa é necessária…
29 de julho de 202328 de julho, 6ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum.
Evangelho Mt 13,18-23
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho de hoje narra a parábola de Jesus sobre um semeador que saiu pelo campo lançando sementes; algumas caem à beira do caminho, em meio às pedras, no meio de espinhos e não conseguem se desenvolver; mas outras caem em terra boa e dão muito fruto. É na vida de cada um de nós que Jesus pede para entrar com a sua Palavra, com a sua presença.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus nos diz que as sementes, que caíram à beira do caminho, em meio às pedras e em meio aos espinhos não deram fruto. Quem sabe se, às vezes, somos como o caminho: escutamos o Senhor, mas na vida não muda nada, pois nos deixamos aturdir por tantos apelos superficiais que escutamos; ou como o terreno pedregoso: acolhemos Jesus com entusiasmo, mas somos inconstantes e diante das dificuldades não temos a coragem de ir contra a corrente; ou somos como o terreno com os espinhos: as coisas, as paixões negativas sufocam em nós as palavras do Senhor. Cada um de nós é o campo onde o Senhor quer semear sua Palavra para que encontremos novo sentido, novo caminho para vida.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Silencie. Diga ao Senhor, como Maria disse: faça-se em mim segundo a Tua Palavra. Repita: faça-se em mim segundo a Tua Palavra.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Contemple o evangelho. Ele faz brotar o desejo de ser terra boa que acolhe a Palavra. Não estamos sozinhos, somos parte da Igreja e juntos tornamo-nos construtores de um mundo novo, somos semeadores do futuro.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Qual tipo de terreno você é ou quer ser? Ser terra boa, imperfeita, incompleta, mas cheia de vontade de espalhar a Palavra de Deus. Isso exige sabedoria, ver o mundo com outros olhos.
Equipe do Lectionautas.