A confiança na oração!
10 de março de 2022“Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”
12 de março de 202211/03/22 (sexta da 1ª semana da Quaresma): Mt 5,20-26 – A reconciliação com o irmão
- Leitura: O que o texto diz?
Leia atentamente Mt 5,20-26. Perceba que Jesus tinha muito zelo em reunir seus discípulos ao seu redor. Suas palavras e ensinamentos sempre visavam à prática do amor sincero entre eles. O Mestre ressalta a tradição do povo de Israel para confirmar como a vida do outro é preciosa, a ponto de que o mandamento da Lei do Senhor ordena: “Não matarás!” Qualquer atitude que desconsidere a vida do outro, agredindo-o verbalmente ou fisicamente terão consequências na vida de quem a praticou. A aliança que Deus fez com seu povo exige que os mesmos vivam unidos como povo eleito. O culto a Deus, a oferta realizada no Templo só tem sentido se quem participar estiver com o coração em paz com seus irmãos. Isso revela que não há separação entre fé e a conduta, o qual devem ser praticadas na comunidade dos fieis. Se você desejar, fique à vontade para realizar mais uma leitura.
- Meditação: O que o texto me diz?
A vivência da reconciliação é fruto da nossa relação com Deus. Pode-se aprofundar mais esse trecho do Evangelho de Mateus. Jesus deseja que seus discípulos não se acomodem na mediocridade das relações humanas de seu tempo. Os mestres da Lei e os fariseus sabiam muito da Lei do povo de Israel, mas não praticavam. A relação entre os discípulos não podia permanecer na superficialidade de um grupo de conveniência ou em práticas religiosas mecânicas. E você? Como está sua relação com seu irmão(ã)? O que o texto provocou em você?
- Oração: O que o texto me faz dizer?
A confrontação com o texto bíblico gera em nós a confiança de conversar com Deus. Quando a Palavra de Deus cai como uma semente em nosso coração ela faz brotar nossa resposta a Ele. Peça a Deus a graça de superar toda e qualquer superficialidade nas suas práticas religiosas, principalmente quando você estiver intrigado com alguém. Peça a graça da reconciliação para você poder viver com coerência o projeto de Deus em sua vida. Ele quer que todos os seus filhos e filhas vivam na verdade.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Não há mais palavras nesse momento. Você está repleto da presença de Deus. A partir da experiência da reconciliação você perceberá que Jesus quer que você viva em comunhão com outros irmãos chamados a fazer a vontade de Deus. Deixe crescer o louvor que significa a entrega total e incondicional nas mãos de Deus.
- Ação: Que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
O nosso contexto de vida eclesial e comunitária requer sempre que estejamos atentos para qualquer situação de brigas e divisões. Apoie-se na busca para se reconciliar, pedindo a Deus que a unidade reine no ambiente em que você atua na Igreja. Quais pessoas ou situações precisam do perdão? Que gestos podem expressá-lo e assim resultar numa verdadeira reconciliação?
Ir. Edmilton de Almeida Lima, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Pós-graduado em Formação para Vida Religiosa pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA-BH). Graduado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-BH). Graduado em sociologia pela UFC.