“Estejam com os rins cingidos e com as lâmpadas acesas”
19 de outubro de 2021“Pensais que vim trazer a paz?”
21 de outubro de 202120 de outubro de 2021.
Lc 12, 39-48: “A quem muito foi dado, muito será pedido”.
Leitura: O que o texto diz?
Com o auxílio do Espírito Santo, leia atentamente o texto do Evangelho. Jesus continua recomendando vigilância e fidelidade. O ladrão costuma vir à noite. A surpresa, normalmente, é seu recurso. Pedro fica em dúvida se a parábola é só para os discípulos ou é para todos. Jesus fala do empregado encarregado da casa e dos outros empregados. Poderá ser fiel ou abusar de seu cargo, sendo autoritário com seus dependentes e agindo com permissividade. O desconhecimento das ordens do patrão é atenuante: “será castigado com poucas chicotadas”. O que sabe qual é a vontade do patrão e não se prepara, nem faz o que ele quer, será castigado.
Meditação: O que o texto me diz?
Sob a ação do Espírito Santo, qual palavra ou versículo mais me toca o coração? Participe da narrativa, procure refletir e atualizar o texto na vida. Veja se a sua vida reflete o que o texto diz ou se há contradições ao que é indicado pelo texto. Sou vigilante e fiel?
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor Jesus, derrama sobre nós a abundância do Espírito Santo, que Ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, pois tu és o Caminho, a Verdade e a Vida. Faze-nos crescer no teu amor, para que sejamos, testemunhas vivas do teu Evangelho. Com Maria Santíssima, guardaremos tua palavra, meditando-a no coração.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
No mais profundo silêncio orante, permita que o texto que foi lido faça morada no seu coração. Deixe a Palavra de Deus perscrutar a sua vida, torne-se um com ela. Peça ao Espírito Santo, que suscite em seu coração a paz e a perseverança no seguimento de Jesus.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Se puder, faça uma visita a alguém necessitado. Procure ajudar falando de Jesus para essa pessoa ou família. Se for conveniente, faça uma doação de alimento. E não esqueça de testemunhar com gratidão o amor de Deus por você e sua família.
Ir. Cleilton Alves da Silva, membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.