“Quem come minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele”
28 de abril de 2023Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas…
30 de abril de 2023SÁBADO – 29/04/2023
Memória de Santa Catarina de Sena.
Evangelho Jo 6, 60-69
“A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Feche os olhos. Sinta a presença de Jesus em sua vida. Caminhar junto dele não é fácil; às vezes ele diz palavras duras, e muitos não conseguem escutá-las.
Leitura: O que o Texto diz?
Com o evangelho de hoje vamos chegando ao fim de toda a discussão acerca do Alimento verdadeiro descido do céu. O clímax da questão sobre a identidade de Jesus como Pão do céu que dá a vida para o mundo, cujo corpo é verdadeiramente comida, e o sangue é verdadeiramente bebida. Portanto, é o momento de tomar uma decisão, a favor ou contra tudo o que foi anunciado pelo Mestre.
Meditação: O que o texto diz para mim?
O evangelista João nos ajuda na reflexão. A quem iremos, senão a Jesus, o ressuscitado, o Filho de Deus. Somente ele tem palavras de salvação. É o Cristo ressuscitado que oferece a vida eterna para aquele que nele crê. É preciso coragem para se colocar no seguimento do Cristo e comprometer-se com as exigências da Eucaristia: tornar-se pão doado para os irmãos. Jesus, em sua carne, é o dom de Deus. E Simão Pedro nos ajuda com sua profissão de fé: “A quem poderemos ir, Senhor? Tu tens palavra de vida eterna”
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a assumir o projeto de Jesus. Termina pedindo ao Senhor, por intercessão de Santa Catarina de Sena, que te ajude a sempre optar por Ele, a cada dia. Que suas escolhas, mesmo em meio a dores e conflitos, sejam pelo amor, sempre.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
É possível experimentar a presença do ressuscitado quando participamos das celebrações eucarísticas, alimentamos de seu corpo e de seu sangue, na Eucaristia, escutamos sua Palavra, a anunciamos aos outros e, assim com Pedro, professamos a nossa fé.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, somos impulsionados para o anúncio de Jesus Cristo. Que compromisso concreto pode-se assumir nesse momento? Viver a Eucaristia? Partilhar o pão?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.