“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”
6 de maio de 2022“Eu dou a vida eterna para minhas ovelhas”
8 de maio de 2022SÁBADO – 07/Maio/2022
3ª SEMANA DA PÁSCOA – Evangelho de Jo 6,60-69
“A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna”.
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Feche os olhos e acalme o coração. Sinta a presença do Senhor que cuida de todos nós.
Refrão meditativo: Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor!
Lâmpada para os meus pés, Senhor. Luz para o meu caminho. (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Jesus ensinava na sinagoga de Cafarnaum. Falava palavras que para os discípulos eram “palavras duras” de difícil entendimento. Jesus dia: o Espírito é que faz viver, a carne não serve para nada. As palavras que vos falei são Espírito e vida. Jesus sabia que dentre eles havia alguns que não acreditavam e por isso disse: “Ninguém pode vir a mim, se não lhe for concedido pelo Pai”. Muitos deixaram de seguir Jesus. Ele perguntou aos doze: “Vós quereis também ir embora?” Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos firmemente que tu és o Filho de Deus”. Palavra da Salvação.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Em seu sermão na montanha, Jesus falava sobre o Pão da vida e a Eucaristia. Era um discurso difícil de entender, pois ele falava de coisas que estavam para acontecer, por isso muitos deixaram de segui-lo. De fato, acreditar nas palavras de Jesus não é fácil. Ir até ele é uma concessão do Pai. As palavras podiam ser duras, por fora, mas interiormente eram suaves pois brotavam de um coração bondoso. O que Jesus queria era que eles permanecessem unidos pelo pão e pelo vinho, sinais sensíveis de comunhão. Os apóstolos permaneceram firmes porque acreditaram em Jesus, mesmo sem entender o que ele diz. E voce? Acredita nas palavras de Jesus? Ele tem palavras de vida eterna? Jesus dizia que tudo iria esclarecer quando eles recebessem o Espírito do ressuscitado. Que também possamos viver em Cristo.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
A oração me coloca em diálogo com Deus. Que posso pedir? O que falar com Deus? Que ele me capacite para entender as palavras à luz do Espírito do ressuscitado? Que eu possa crer? Eu agradeço ao Senhor pelas maravilhas de minha vida.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Contemplo a presença amorosa de Cristo em minha vida. A paz interior que me causa as suas palavras de vida eterna. Como contemplar um mundo de conflitos, guerras, medos, e não pedir paz? É preciso acreditar no amor de Deus. Sem paz, sem amor é impossível viver.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, experimento o sabor da paz e a alegria de acreditar no Cristo que é o pão que alimenta a vida no mundo. Quero fazer parte dessa caminhada com Cristo.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.