Jesus foi à montanha para rezar…
28 de outubro de 2024“Senhor é verdade que são poucos os que se salvam?”
30 de outubro de 202429 de outubro, 3ª feira, 30ª Semana do Tempo Comum
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Faça um pedido de graça: “Senhor, concede-me a graça de experimentar a tua proximidade e o teu jeito, para que se torne sempre mais o meu”
Leia o evangelho de Lucas 13,18-21
Leitura: o que o texto diz?
A que é semelhante o Reino de Deus?” Grande desafio para nós perceber o Reino de Deus presente, atuante, envolvente em nosso meio. Ele cresce. Ocupa seu espaço. Hoje temos a oportunidade de experimentar essa presença misteriosa que vai fecundando toda nossa vida e nos cativando.
Meditação: o que o texto me diz?
A realidade do Reino de Deus é perceptível aos olhos da fé. Ação escondida, misteriosa, acolhedora, que vai crescendo em nós e transbordando no nosso jeito de ser. É de misericórdia e justiça que esse reino clama sua presença. Não é de maneira ostensiva que ele acontece. É pequeno grão de mostarda. É fermento na massa. É força de vida que irrompe a existência humana.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Fale com o Senhor sobre sua disponibilidade em ser presença do seu reino na história, como agente de transformação, promovendo a paz…
Peça que o reino de Deus cresça em ti, transforme os teus sentimentos e seja a tua força. Que a paz e a justiça que ele traz, venha com a porção do Espírito Santo derramado em teu coração. E peça ao Senhor especialmente pela paz no mundo, no Brasil e em teu coração.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Assuma teu compromisso com o Reino de Deus. Também és responsável por ele, no testemunho da tua fé. Quais as experiências em tua vida que são semelhantes ao Reino que Jesus anunciou? O que tens feito para contribuir com a presença dele?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Disse Jesus: “O Reino de Deus é como a semente de mostarda que um homem atira num jardim… é como o fermento que uma mulher mistura na farinha”. Deus conta com colaboradores no seu reinado. Homem e mulher chamados a serem sinais de uma presença silenciosa, mas muito viva e transformadora. Diz uma música litúrgica “Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado”.
Equipe Lectionautas