De graças recebestes, de graça deveis dar
8 de julho de 2021Não tenhais medo!
10 de julho de 2021SEXTA – FEIRA – 09/07/2021
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mt 10, 16-23
“A prudência e a confiança em Deus dá sustento à vocação do discípulo missionário”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, sinta o ambiente, observe ao seu redor e agindo com prudência, vá em frente. O Espírito de Deus, Dom da Vida, caminha junto.
Refrão meditativo: Indo e vindo, trevas e luz / Tudo é graça, Deus nos conduz.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Jesus continua com as instruções para a missão. Agora é um alerta que Jesus faz. Tome cuidado e sejam prudentes, pois vos envio como ovelhas no meio de lobos. Jesus pede para tomar cuidado com homens maus que podem entregá-los aos tribunais e acoitá-los nas suas sinagogas. Podem levá-los diante de governadores e reis por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Mas Jesus também oferece um alento: se fores entregues, não preocupes, pois não sereis vós que falarão, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falarás através de vós. Muitas coisas erradas acontecerão, mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. E promete a eles que, antes mesmo de acabar de percorrer as cidades de Israel, em missão, o Filho do homem virá.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto. O que essa parábola nos leva a refletir? Aqueles que saem em missão levando a paz vão encontrar lobos pelos caminhos. Aqueles que exploram os pobres e fracos para conseguirem acumular bens, juntar riquezas sem se preocupar com os danos que causam aos outros. Quem sentimentos brotam nesse momento? Que tipo de violências acontecem nos dias de hoje? Qual o reflexo dessa exploração em meio a Pandemia que estamos vivendo? É preciso estar atentos para discernir as ações dos lobos.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O que podes pedir a Deus? Pedir paz, amor, solidariedade? Que o Senhor nos envie sua força e nos ajude a enfrentar os problemas que vão surgindo: violências, injustiças, descasos. Que mais acontece em sua realidade? Peça ao Senhor.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Silêncio. No silêncio podemos sentir a graça de Deus em nós. Jesus nos ensina a olhar o mundo e ficar atentos porque a violência está no mundo desde sempre. Percebe como ele mesmo sofreu tantas violências. Com Jesus aprendemos a superar esses momentos, a não revidar com a mesma violência. Apreendemos seus ensinamentos lembrando de que os perseguidos e sofredores já vivem o Reino de Deus aqui e agora.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que compromisso pode ser assumido? Como combater a violência e a exploração? Refletir sobre quais atitudes tomo diante dos fatos da vida que ferem e matam nossos irmãos. É preciso prudência e confiança no Senhor.
Neuza Silveira de Souza. Especialista em Catequética, Membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequético do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.