As realidades naturais: o grão de mostarda e o fermento
26 de outubro de 2021A oração é essencial em nossa vida
28 de outubro de 2021LECTIO DIVINA (27-10-2021)
Lc 13, 22-30
“A PORTA DA VIDA E DA SALVAÇÃO”
Leitura: O que o texto me diz
O Evangelho de hoje é continuidade da viagem de Jesus à Jerusalém, confirmando assim, o plano de Deus. Questionado sobre a salvação, reforça que ela é para todos, porém, somente os que se abrirem à graça de Deus, receberão a benção. Um convite a refletirmos sobre nossa vida interior (porta estreita) e a exterior (porta larga). No caminho seremos seduzidos pela vida fácil, de privilégios, aparentemente feliz, ou seja, atraídos pela individualidade e acomodação, mas, os corações fechados e cheios de si mesmos. Na porta estreita Jesus responde que serão poucos os que conseguirão entrar, pois requer esforço, uma dieta de legalismos e moralidades, portanto, não se trata de castigo, uma vez que está aberta para quem vive o amor de Deus e dos outros. É o despojar-se das ganâncias e egoísmos, para viver a solidariedade e fraternidade. Na verdade, uma lição para os judeus, que por sua vez, por serem povo eleito, se consideravam na prioridade da salvação, mas a lógica de Deus é inversa à humana. Nesse contexto, percebemos que o Reino de Deus está dentro de cada um de nós. Devemos nos preparar para emagrecer e não corrermos o risco de ficarmos de fora por não conseguir entrar na porta da eternidade.
Meditação: O que o texto me diz
Releia o texto e em seguida reflita sobre a palavra de hoje, colocando-a em sua vida. Foque no que te chamou atenção, relembrando a firmeza de Jesus ao responder sobre a salvação. Você caminha firme para a santidade com o entendimento real do Reino de Deus, ou foge da realidade com legalismos? Tem buscado abrir o coração e viver o amor, ou enxergado somente as facilidades da porta larga?
Oração: O que o texto me faz dizer
Mergulhando na conversa com Deus, após ouvir em seu coração o se faz necessário rever em sua vida, se abandone pedindo a Deus a graça de seguir os caminhos de luz, que Ele te ajude a não se iludir com as facilidades da vida. Se mantenha firme na fé, não aquela na qual se foge quando chegam os desafios tornando os tempos difíceis, mas a que tudo sustenta, isso sim, é buscar a porta estreita da vida.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Tente mexer em sua memória e irá lembrar de quantas vezes foi acolhido por alguém, mas não deu valor, ou em outra situação não se solidarizou com a necessidade do outro; que a palavra de hoje venha nutrir, alimentar os bons sentimentos de amor. Não se deixe mais ser atraído pelo individualismo e privilégios que a vida externa oferece; Busque a salvação enquanto é tempo.
Ação: O que o texto me faz agir
Com uma vida de oração, seguindo o exemplo de Jesus, faça suas escolhas e decisões com sabedoria, sendo firme na fé, não cedendo aos prazeres da vida. Perceba pessoas que estão muito necessitadas do seu acolhimento, de sua solidariedade e fraternidade; que através de você vejam a luz de Cristo resplandecer na porta da salvação, e consequentemente, sejam salvas.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.