Do batente ao milagre, as mesmas mãos
31 de janeiro de 2018Luz das nações (Lc 2,22-32)
2 de fevereiro de 2018Leitura: Marcos 6,7-13
Ele chamou os doze discípulos e os enviou dois a dois, dando-lhes autoridade para expulsar espíritos maus. Deu ordem para não levarem nada na viagem, somente uma bengala para se apoiar. Não deviam levar comida, nem sacola, nem dinheiro. Deviam calçar sandálias e não levar nem uma túnica a mais. Disse ainda:
— Quando vocês entrarem numa cidade, fiquem hospedados na casa em que forem recebidos até saírem daquela cidade. Mas, se em algum lugar as pessoas não quiserem recebê-los, nem ouvi-los, vão embora. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente.
Então os discípulos foram e anunciaram que todos deviam se arrepender dos seus pecados. Eles expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, pondo azeite na cabeça deles.
A pergunta dos santos
Jesus envia seus discípulos em missão, com a tarefa de anunciar a necessidade de arrependimento e conversão. Para que a Palavra alcançasse os corações, deu a eles autoridade para realizar proezas em seu nome. E dessa forma a mensagem de Jesus se dispersou, indo além daquele grupo que o conhecia de forma presencial. O mundo passou a conhecer Jesus pelo brilho do Cristo emanado de seus seguidores.
Todos somos convidados por Jesus a também emanarmos sua luz. Ele quer que o carreguemos em todos os ambientes que frequentarmos na nossa rotina, de modo que ele alcance qualquer tipo de pessoa e em qualquer tipo de situação. Jesus precisa ser revelado por meio de seus seguidores, e essa nossa missão disseminadora da luz de Cristo deve ser prioridade na nossa vida. Não podemos deixá-la em segundo plano, para quando der, se der.
A nossa oração de cada dia deve ser momento para encontrarmos nosso lugar no mundo, quando Jesus fala a cada um de nós o que ele espera de nós. Portanto, percebamos hoje Jesus dizendo-nos sobre a necessidade de irmos adiante, e façamos a pergunta dos santos:
– Senhor, o que o Senhor quer de mim?
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte/MG