A cura do paralítico
6 de dezembro de 2021Maria e a anunciação do anjo
8 de dezembro de 2021TERÇA – FEIRA (SANTO AMBRÓSIO) – 07/12/2021
Mt 18, 12-14 – A OVELHA PERDIDA
- Leitura: o que o texto diz?
O objetivo do Evangelho é mostrar a face da Misericórdia de Deus. A lógica humana não acolhe essa realidade: um Pastor deixa as 99 ovelhas para procurar uma que se perdeu. E quando se encontra, não há raiva, não há cobrança, mas fica feliz em ter encontrado-a.
- Meditação: O que o texto me diz?
O texto me diz a ação de Deus em Jesus Cristo: salvar e não condenar. Jesus é a esperança da nossa vida, Ele é o Pastor que vem nos encontrar e quando Ele resgata a nossa vida de verdade, só existe felicidade por nossa conversão.
- Oração: o que o texto me faz dizer?
Que existe Esperança de Deus na humanidade. Salvar e não condenar. Mas estabelecer um caminho do ENCONTRO. Faz-me dizer a Deus, que Ele me encontre e que eu não esqueça a Misericórdia que usou para nossas vidas. Que eu não me perca desse Rebanho!
- Contemplação: o que o texto faz em mim?
O texto faz em mim: RECONHECER o cuidado de Deus pelo Seu Rebanho. Sou parte desse Rebanho, devo-me sentir junto dele e não me perder deste cuidado fiel e solidário das minhas fraquezas. O zelo do Pastor mostra o Coração do Pai por mim.
- Ação: o que posso fazer do texto?
Contemplar o mistério da Cruz e o esvaziamento de Cristo por nós. Ele é o exemplo de Pastor que se entrega, para que suas ovelhas tenham vida. Olhe a cruz hoje com amor e fé.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, padre da diocese de Luz-MG, membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2.