Avança para águas mais profundas…
7 de setembro de 2023O Filho do Homem é senhor também do sábado…
9 de setembro de 202308 de setembro, 6ª feira, Festa da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria
Em um lugar silencioso, respire, aquiete seu coração e faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto do evangelho Mt 1,1-16.18-23.
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho de Mateus nos apresenta a genealogia davídica de Jesus, desde Abraão até José. Na origem de Jesus está a participação de Maria e José. O anjo do Senhor aparece a José, que ameaçava deixar Maria para não a escandalizar, e lhe diz que tudo o que acontecia a ela era pela ação do Espírito Santo. José também acolhe o anúncio do anjo e assume Maria cumprindo assim o que a profecia havia dito: “Eis que a Virgem conceberá e dará a luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Com a Natividade de Maria, celebramos a bem aventurada entre todas as mulheres porque acreditou e trouxe em seu ventre o Verbo da vida.
Meditação: o que o texto me diz?
“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Ao celebrar a festa da Natividade da Bem-aventurada virgem Maria, o acento recai não sobre ela mesma, mas naquele que ela deu a luz, o Emanuel, Deus conosco. Com esta festa, não se quer tão simplesmente referir ao seu aniversário, mas sua natividade nos liga ao seu nascimento teológico, isto é quando através do seu sim, ela se comprometeu com o projeto de Deus. Esta festa está intrinsecamente ligada à vinda do Messias, promessa que se cumpriu pelo sim de Maria.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Converse com o Senhor pedindo a graça de um coração simples, humilde, acolhedor como o de Maria capaz de também anunciar e testemunhar aquele que dela nasceu: Jesus Cristo. Termine a oração louvando a Deus pelo nascimento de Maria, através da qual veio até nós o Salvador da humanidade. Peça, por intercessão de Maria, a graça de permanecer no seguimento de Jesus fazendo tudo o que ele diz.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Contemple a cena deste evangelho novamente. Deixe-se questionar: De que maneira acolho o projeto de Deus em minha vida? Experimento a presença de Deus em minha vida, ele que é o Emanuel, Deus conosco? Exercito meu coração na humildade, simplicidade a exemplo de Maria e José?
Ação: o que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
Viver o seguimento a Jesus é a maior reverência que podemos fazer a sua mãe Maria. Que ela nos acompanhe nos passos na estrada de Jesus.
Equipe Lectionautas