“Chamados a apreciar os acontecimentos da vida com sabedoria”.
27 de outubro de 2023O maior mandamento
29 de outubro de 202328 de outubro, sábado |Festa de São Simão e São Judas Tadeu
Feche os olhos. Sinta a presença de Jesus em sua vida. Caminhar junto dele, em oração.
Evangelho de Lc 6, 12-19 – Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Leitura: O que o Texto diz?
Jesus escolhe os doze apóstolos, seus companheiros mais próximos no cumprimento de Sua missão de pregar a Boa Notícia do Evangelho. Como Judas Tadeu e Simão, cada um tem um nome e identidade única que lembramos há mais de dois mil anos. Cada um tinha dons, talentos e fraquezas como nós. Alguns aceitaram o desafio de sua vocação e um, pelo menos, não. Hoje Jesus nos chama para ser mais um companheiro íntimo Dele em sua missão.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Montanha, lugar propício para a oração. Noite, tempo favorável ao recolhimento. Ele mesmo escolheu os doze e os chamou de apóstolos, isto é, enviados. Estes fizeram uma grande experiência de vida: participaram de uma noite de oração; um dia cheio de atividades junto à multidão, povos de todos os lugares das 12 tribos de Israel; viram o povo de Deus que busca a cura. É com esse grupo que Jesus implantará as bases do Reino de Deus.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
Toma consciência da importância da oração e da graça de ser chamado a ser discípulo do Senhor.
Peça a Deus, por intercessão de São Simão e São Judas Tadeu, que te ajude a transpor suas ambiguidades, desânimos, tristezas. Confia que Ele te enviou e escolheu! Peça também pela paz no mundo.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
É possível experimentar a presença do ressuscitado em nossa vida. Quando nos colocamos em missão, podemos ver: Ele sempre está a restituir a saúde dos enfermos, a reintegrar à vida social os marginalizados e a encher de esperança os pecadores.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, somos impulsionados para o anúncio de Jesus Cristo. Que compromisso concreto pode-se assumir nesse momento? Viver a Eucaristia? Partilhar o pão? Anunciar a Palavra, visitar os enfermos? socorrer os necessitados? Coloquemo-nos à disposição do Senhor.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.