A porta da vida e da salvação
27 de outubro de 2021“Sábado, dia de boas obras”
29 de outubro de 2021LECTIO DIVINA – 28/10/2021 –
Lc 6, 12-19
“A ORAÇÃO É ESSENCIAL EM NOSSA VIDA”
Leitura: O que o texto diz
A oração de hoje é em Lc 6, 12-19, atente para a escolha dos 12(doze) apóstolos que foi realizada através do Pai. Jesus passou a noite em oração na montanha. Em nenhum momento Jesus relutou, mesmo sabendo que dentre os escolhidos, estavam homens limitados, pecadores, traidores e desobedientes. Muitas vezes não é fácil seguir a vontade de Deus, mas sabemos que é o melhor para nós, ainda que seja com dificuldades. E para isso, necessitamos da oração e discernimento, uma vez que, juntos produzem a sabedoria e nos faz alcançar a graça da paciência até os frutos serem gerados. Jesus é o nosso modelo, não obstante, para com a obediência em primeiro lugar a Ele, mas também aos nossos familiares e a todos que em certas situações, são nossos guias. É essencial praticarmos oração da forma que não transmitamos para Deus as responsabilidades que são nossas. Somos mais humanos, quando mais solidários e comprometidos com a causa dos necessitados.
Meditação: O que o texto me diz
A meditação permite abrir-se à palavra e ouvir a Deus. Jesus é nosso grande exemplo a seguir. Se perceba nos momentos em que não foi possível se espelhar no mestre, como fizeram os apóstolos, e o que faltou para isso se realizar. Reflita se perguntando como tem tomado decisões para a sua vida e se ora antes das escolhas?! Quando ora e as coisas não acontecem de acordo com o que esperava, qual sua reação?!
Oração: O que o texto me faz dizer
Jesus orava nas horas mais importantes de sua vida, mas sem transferir o que era de sua responsabilidade ao Pai. Oração está contida em Coração, e portanto, deixe seu coração aberto e entregue a Deus o que for dEle. A oração e o discernimento produzem sabedoria. Clame por uma sabedoria divina. Que você fale somente o necessário e ouça a Deus no seu mais profundo ser.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Ouvir a voz de Deus nos deixa mais preparados para as tribulações. Não nos livra delas, mas nos faz mais fortes para enfrentá-las. A oração individual é essencial para recebermos direcionamento, sem desprezar a importância da comunitária. Ao orar, você se deixa possuir por um Outro que é mais íntimo que você mesmo. Que faça a escolha de uma vida em que dependa de conversar com Deus.
Ação: O que esse texto me faz agir
Assim como Jesus recebeu a missão de preparar os apóstolos para ajudar na construção do Reino de Deus, sigamos seu exemplo. Ore diante das difíceis decisões principalmente, e ajude na formação contínua de novos discípulos; quem acaba de receber a missão é você. Persevere!
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.