“Tenho compaixão dessa multidão”
13 de fevereiro de 2021Os sinais de Deus
15 de fevereiro de 2021LECTIO DIVINA – 14-02-2021
Mc 1,40-45
“ A Nova Lei é a do Amor e do bem à vida”
Leitura: O que o texto diz?
A real cura se realiza através do toque e palavra. Na liturgia judaica a lepra era contagiosa e tornava o indivíduo impuro, sendo portanto, excluído, afastado da sociedade, sem acesso ao Reino de Deus. Essa passagem mostra um certo avanço na ação libertadora de Jesus, uma vez que, até então tinha atuado em Cafarnaum, agora amplia os horizontes para outros lugares. Por determinação da lei, os leprosos tinham que se isolar. Jesus foi em busca dos necessitados, após não concordar com o comodismo dos discípulos. Sua iniciativa para viver com os diferentes é a maior lição de hoje, ou seja, ele foi contra as regras da religião e normatizações da sociedade.
Outra forma de aprendermos com o evangelho de hoje é sobre a compaixão de Jesus para com o doente, o olhar contrito que sofre pela miséria do outro. A cura não necessariamente deva ser física, mas sim, e principalmente, do coração. Costumamos pensar muito em milagres, mas Jesus se expressa na humildade, e não em exibicionismo, quando pede ao curado para dirigir-se ao sacerdote (responsável pela análise da pureza/impureza dos leprosos, ou seja, quem declarava o estado de cada um). Não somente este o motivo e sim, para mostrar que o poder sobre a vida a partir de então é dele, e assim, o poder sacerdotal começa a ficar em decadência. Por outro lado, o silêncio do curado não era fácil, já que, passou a ser testemunho da instauração do Reino de Deus.
Assim, diante de todo o contexto, a palavra ensina a atentarmos sobre a dignidade humana, a evidência do interesse na dimensão social. O bem do ser humano está acima de tudo, de qualquer regra ou norma, e o filho de Deus transgride a lei para nos mostrar o valor da vida, ou seja, que ao estender a mão, exercia o cumprimento de uma ação salvífica por excelência.
Meditação: O que o texto me diz?
Reflita sobre o ensinamento da cura, a lei vivida puramente e a misericórdia. Você tem se reconhecido um pecador, um leproso que precisa ser tocado por Jesus? Tem buscado dar aos outros, Jesus? Já procurou saber se tem algum leproso necessitado do seu ouvido e da tua mão, do seu olhar de compaixão, ou você tem sido indiferente porque tudo requer algum sacrifício? Deus aguarda o seu posicionamento após o devido discernimento, para que seja luz na vida do outro, ajudando-o em seu convívio na sociedade, sendo presença de Deus em sua vida, fomentando as transformações dos corações.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Em conversa com Deus, ouvimos e sentimos sua vontade para nós, ainda que seja mínimo esse sentir. Porém, através dele, enxergamos que somos pecadores, que se faz necessário sacrifícios para caminharmos em busca do Pai, de sua misericórdia. Agradeça a Deus por tudo que tem acontecido em sua vida, que o aprendizado o conduza no milagre da cura do seu coração. Que a bondade de Deus o transforme e regado pelo amor de Jesus, seja impelido por uma força renovadora.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você pode reler o texto até que esteja verdadeiramente em seu coração com ardor. Imagine-se no lugar de Jesus diante do leproso, transgredindo a lei de sua religião, para salvar uma vida. Estaria disposto a ser criticado e até rejeitado pela comunidade em prol do bem? Se abandone em Deus e veja o Cristo no irmão necessitado, sem pensar na aprovação da sociedade, mas sim, na de Deus. Ajude na construção do Reino testemunhando com maravilhas realizadas em sua via.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Com sabedoria e escolhas acertadas, nos sentimos sem receio de agir como Jesus diante do necessitado. Com o coração tocado e transformado, Deus se faz presente na vida do outro através de nós. Seja modelo de Cristo, e com humildade, testemunho vivo do amor, acolhimento, justiça e libertação, provocando o desejo de ser tocado em cada enfermo.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.