“Os justos irão para a vida eterna”
7 de março de 2022… o Filho do Homem será um sinal para esta geração!
9 de março de 202208/03/22 (Terça da 1ª semana da quaresma): Mt 6,7-15: A necessidade e maneira de rezar!
- Leitura: O que o texto diz?
Invoque a presença do Espírito Santo. Escute atentamente as Palavras de Jesus juntamente com os discípulos. Vocês estão em cima da montanha, onde o Mestre iniciou o discurso das bem-aventuranças em Mt 5. Os discípulos sempre terão a necessidade da oração, principalmente nos momentos mais difíceis. Por isso, Jesus resolve ensiná-los a orar. Você ouve a primeira exortação que diz para não multiplicar palavras como fazem os pagãos. A oração não está simplesmente nas palavras, mas na sinceridade e profundeza do coração. Em seguida, Ele apresenta o modo de como se deve rezar. Ao ouvi-lo, você logo percebe que a oração apresentada por Ele é bem conhecida e rezada por muita gente, inclusive por você: o Pai-Nosso! Depois de concluí-la, Jesus enfatiza a importância de perdoarmos uns aos outros. Assim como o Pai do Céu nos perdoa, também os discípulos precisam por em prática o perdão!
- Meditação: O que o texto me diz?
Volte ao texto e perceba a repercussão das palavras de Jesus em você. O que significa não usar muitas palavras na oração? Talvez na pressa de ser atendido por Deus, muitas vezes podemos multiplicar palavras. Procure meditar em cada trecho da oração do Pai-Nosso. O que mais te chamou à atenção? Como soou em você a última exortação de Jesus sobre o perdão? Procure compreender o alcance dessas palavras em sua vida.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
A chamada de atenção de Jesus à oração e à prática do perdão mexeu na vida de seus discípulos, inclusive na sua. Recitar o Pai-Nosso pausadamente atento a cada palavra já é um grande apelo a Deus. O que cada trecho dessa oração impulsiona você a falar para Deus? Reconhecendo sua grandeza por estar no céu e ser Santo, não tenha medo de pedir que se faça a vontade Dele em sua vida. Que “pão diário”, ou seja, que necessidade você está precisando pedir? Que ofensas você precisa pedir-lhe perdão? Quais tentações você deseja que Deus te livre? Você precisa perdoar alguém? Apresente-os a Deus sem medo de mostrar também os sentimentos ruins que porventura estejam rondando seu coração.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Depois de meditar e de falar com Deus inspirado(as) pelo Pai-Nosso, agora é deixar que Ele através de sua Palavra, possa germinar e transformar tudo aquilo que está em seu coração. Confie na presença do Mestre que vai te ajudando a dar passos nessa relação de amizade que vai se aprofundando a cada encontro.
- Ação: O que o texto me faz agir?
A oração transforma nosso interior e a realidade que nos circunda. A importância e o apelo à oração diária fazem o discípulo perseverar em sua caminhada de fé. Que circunstâncias você precisa deixar a vontade de Deus reinar em sua vida? Que atitudes te fazem valorizar o “pão nosso de cada dia” dado por Deus? Está disposto a fugir das tentações que te afastam de Deus? Que passos concretos você precisa dar para que o perdão te leve a uma vida mais livre e te faça testemunhar a força do amor de Deus? Esteja sensível à companhia do Mestre que não cessa de te ajudar naquilo que você está proposto a fazer.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ – equipe do Lectionautas, é mestre em Teologia pela FAJE, mora em Fortaleza-CE.