“O Reino de Deus está para chegar”
1 de dezembro de 2017“Conserva a nossa vida, e nós te louvaremos”.
3 de dezembro de 2017E Jesus terminou, dizendo: Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro. Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier.
Tarefa urgente do discípulo é testemunhar sem esmorecer, continuando a ação de Jesus.
O convite da oração de hoje é a estarmos atentos… Abrir os nossos ouvidos e o nosso coração para mais uma lição de Jesus, aqui ele nos adverte sobre a necessidade de vigiar: “Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha”.
Nos julgamos livres e por isso nos achamos no direito de fazer o que bem entendermos… Na maioria das vezes achamos que estamos no caminho certo porque fazemos tudo do jeitinho que nos ensinaram e ou da forma que aprendemos com aqueles que convivemos, e assim nos entregamos de corpo e alma a um ideal de vida, aquele que julgamos que é o politicamente correto, na maioria das vezes nos sentimos realizados porque pensamos estar fazendo o que queremos fazer, mas nem sempre as nossas escolhas são feitas de maneira livre, muitas vezes agimos de maneira egoísta e não temos olhos e nem ouvidos para nada mais além daquilo que nos propomos a fazer e isso na maioria das vezes nos distancia das coisas do Reino, do querer do Pai e das pessoas que mais amamos…
Por isso Jesus nos pede para ficar alerta, nos mostrando o quanto a vida é efêmera, e o quanto somos “vulneráveis” diante das surpresas da vida, não devemos nos empolgar com as coisas boas e nem nos intimidar com as adversidades… Ou seja, o desafio é lidar com todas as coisas que a vida nos oferece sem nos perder; nesse momento me lembrei também do que disse o apostolo Paulo em sua carta dirigida aos coríntios: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada domine”. 1 Cor 6:12
Penso que a melhor forma de estarmos em constante estado de alerta é arregaçarmos as mangas e nos lançar ao serviço do Reino; exercitar as nossas virtudes que recebemos através do nosso batismo: as virtudes divinas da fé, da esperança e da caridade, elas nos capacitam para conhecer e praticar o bem e evitar o mal, a testemunhar as ações de Jesus. Tem uma frase de Hesíodo que vai de encontro com essa ideia, ele diz que, temos que ter cautela com o amanhã se não formos virtuosos hoje…
Jesus nos aponta a direção a seguir, a estarmos atentos a tudo que nos rodeia, tudo que nos é favorável e que nos custa, e nos convida a uma atitude de constante discernimento, através da oração com a palavra devemos buscar a comunhão com Deus, para escutarmos a sua voz que nos guia para que não sejamos surpreendidos.
Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso Reino. Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte MG.