“Os sinais dos tempos”
22 de outubro de 2021Cegueira espiritual
24 de outubro de 202123 de outubro de 2021.
Lc 13,1-9: “A necessidade de conversão e a paciência de Deus”.
Leitura: O que o texto diz?
No silêncio de seu coração, sob a ação do Espírito Santo e com muita calma você pode novamente debruçar-se sobre o texto bíblico de Lc 13,1-9. Busque prestar atenção no que Jesus está falando, participe da cena bíblica. Deus nunca quer punir o homem. A conversão que o Cristo Jesus nos pede repetidamente hoje é o caminho de volta para a casa: converter-se é necessário, voltar-se para Deus, não se pode perder esta oportunidade de encontrar o sentido pleno da vida. Pois afinal de contas, Jesus, insiste: “se não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo”. Depois, percebe-se a narrativa da figueira infértil. Coloque-se também nesta cena importante do texto, de repente alguém intervém para defender a figueira. Observe. Escute a fala desta pessoa e o apelo para tentar de novo no cuidado da figueira.
Meditação: O que o texto me diz?
Em atenção ao texto lido, Deus suscita que é preciso “abandonar nossos caminhos” para seguir o caminho de Deus. Precisamos do arrependimento seguido de conversão, querer ser transformado pelo amor de Deus. Portanto: “acolher Deus que nos acolhe”, e deleitar-se no perdão de Deus. Por isso, Deus é paciente, nos espera produzir bons frutos. Mas, quais frutos produzirei? Preciso escolher ser Deus.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Misericórdia, ó Deus, por tua bondade, por tua imensa compaixão apaga minha culpa, lava inteiramente o meu delito e limpa meu pecado. Pois eu reconheço a minha culpa e tenho sempre presente o meu pecado. Limpa-me do pecado com hissopo, lava-me até eu ficar mais branco do que a neve. Anuncia-me júbilo e alegria. (Sl 51,3-5.9-10)
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Viva bem este momento, deixando Deus agir na sua vida e história, perdoando-te e você se perdoando também. Acolha a misericórdia do Senhor Jesus. Não queira ser espectador passivo, escolha viver segundo a vontade de Deus. Se estiver cansado ou carregando pesados fardos, abandona-te em Jesus, recosta tua cabeça no peito de Cristo e descansa. Revigora tuas forças.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
O convite do Senhor ressoou, não adie a conversão! Nesta etapa, questione-se: a que ações concretas este Evangelho me leva? O que posso fazer para que a minha vida produza os frutos que Jesus espera de mim? Qual área da minha vida tenho ainda adiado a conversão? Escreva todas as respostas em um papel em branco, oferte a Jesus tudo isso, confie N’ele. Por fim, agradeça a presença de Deus na sua vida e a oferta de misericórdia dada por Ele a você.
Ir. Cleilton Alves da Silva, membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.