A essência está no amor (Mateus 5, 17-19)
14 de junho de 2017Adultério no coração (Mt 5,27-32)
16 de junho de 2017Eu sou o pão vivo que desci do céu; se alguém comer desse pão, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este homem dar-nos a comer a sua carne? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu também vivo pelo Pai, assim quem de mim se alimenta também viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão de vossos pais, que comeram e morreram; quem come este pão viverá eternamente.
A vida definitiva começa quando nos comprometemos com Jesus, aceitamos a nossa própria condição humana e vivemos em favor dos outros.
O convite da oração de hoje é refletir sobre o que é mais importante para nós, o que move a nossa vida, o que tem poder sobre nós, o que orienta as nossas ações… Uma das necessidades básicas do ser humano é se alimentar, o alimento é que possibilita a formação o desenvolvimento e a sobrevivência o do ser humano… Se ficarmos muito tempo sem nos alimentar nos sentimos sonolentos, desanimados, fracos, em fim sem energia vital.
Comer é algo comum e indispensável a todos nós, o que comemos se torna parte do nosso corpo, transforma o nosso corpo de alguma forma. Podemos ver nitidamente quando uma pessoa está bem nutrida ou mal nutrida. Muitos afirmam que somos o que comemos, creio que esse é o ponto que pode nos ajudar a compreender o que Jesus quer nos dizer quando ele afirma, “Eu sou o pão vivo que desci do céu; se alguém comer desse pão, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.” Jesus se doa a nós como alimento, ele quer fazer parte do nosso corpo, para transforma-lo pouco a pouco, ele quer nutrir a nossa vida, restaurar, robustecer, sustentar.
Se nos comprometermos com ele, podemos marcar este ponto na nossa vida em um antes e um depois, porque certamente vamos entrar no mistério da nossa fé, e nada, nenhum prazer, nenhum vicio será capaz de nos dominar, porque teremos a vida em nós, vida está que está sempre pronta para servir. A comunhão deve nos levar a comunhão com cristo e com a sua igreja, ou seja, com todos, afinal comungamos do mesmo pão, somos membros de um só corpo…
A propósito hoje a igreja celebra, nós celebramos a festa de Corpus Christi: que significa Corpo de Cristo. É uma festa que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Rezemos hoje a oração que São Tomé começou, eu creio, mas aumenta a minha Fé.
Agostinho Augusto – Família missionária verbum Dei – belo horizonte MG.