
Jesus chamou e enviou os doze…
5 de fevereiro de 2026
06 de Fevereiro, 6ª feira, São Paulo Miki e companheiros mártires
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 6,14-29
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho mostra Jesus, nos diversos povoados da Região da Galileia, anunciando o Reino de Deus. Muitos pensavam ser João Batista que ressuscitara dos mortos. Outros pensavam ser Elias, e outros ainda, diziam ser um profeta. Isto porque Herodes tinha mandado prender João Batista, a pedido de Herodíades, e depois, também, matá-lo.
Meditação: O que o texto me diz?
O evangelho de Marcos é focado em Jesus, então por que essa história é contada? Ela antecipa a morte violenta de Jesus e seu sepultamento. O evangelho adverte para o fato de que viver o evangelho também causa sofrimento. Com muita frequência, a verdade incomoda. A incoerência entre a verdade que se reconhece e, talvez, aprecia, e o mal ou a mentira que se vive leva, muitas vezes ao sacrifício do bem.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria de viver bem neste mundo, que seja coerente com sua fé, colocando como prioridade os valores do Evangelho.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
-Quantas vezes na vida não somos Herodes, fracos na convicção, deixando-nos levar pela conveniência ou pela vaidade?
Quantas vezes não somos Herodíades, rancorosos e vingativos quando nos colocam à frente do espelho?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. Herodíades se utiliza da beleza de sua filha e da fraqueza do rei Herodes para conseguir realizar seu desejo de matar João Batista. E ele morreu por dar testemunho de sua fé, por ter profunda experiência de Deus e por conhecer as maldades do mundo que afetam a todos. Quem acredita em Deus e é fiel a Ele não pode ficar calado diante dos acontecimentos que vão contra o seu projeto. Diz uma música litúrgica:
“Por onde formos também nós, que brilhe a sua luz. Fala Senhor, na nossa voz, em nossa vida. Nosso caminho então conduz, queremos ser assim. O pão da vida, nos revigore no nosso sim.”



