“Vinde a mim e encontrareis descanso”
9 de dezembro de 2020Resistências ao Projeto de Jesus
11 de dezembro de 2020Quinta-feira da 2ª Semana do Advento (10 de dezembro )
Evangelho: Mateus 11,11-15 – A Missão de João Batista
Leitura: O que diz o texto?
Ninguém é maior do que João Batista, “mas o último no Reino dos Céus é maior do que ele”. Isso é referência ao Mistério da Encarnação de Jesus no qual João Batista cumpre um papel fundamental. Sua atividade supera todos os anúncios proféticos, mas não se iguala a pertencer à Nova Aliança, o Reino de Deus, ao qual o Batista passa agora a pertencer. A Primeira Aliança, renovada pelo profeta Elias esteve em vigor até os dias de João, e ele a encerra. Como Elias o Batista também chama à renovação e anuncia a Nova Aliança em Jesus Cristo. Esta novidade do Reino “sofre violência” porque desestabiliza a muitos em seus projetos ambiciosos e egoístas, por isso querem controlar também o projeto de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
O foco desse texto é mostrar o incomparável valor em pertencer ao Projeto de Deus, processo que o Batista fez com tanto vigor. Ser discípulo/a de Jesus hoje é o que conta, tudo o mais é relativo. Estar a serviço do Evangelho e de Cristo, sem buscar luzes, holofotes ou aplausos é o que realmente importa. Pois basta ser o último no Reino de Deus dar o maior sentido à vida.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Pai, neste advento me ajude a reforçar minha pertença ao teu Reino!
Santo Espírito, ilumina-me para mergulhar sempre mais no Mistério da Encarnação!
Jesus Cristo, Palavra Encarnada, faça que eu minha comunidade nos tornemos sempre mais próximos a todos os que sofrem e esperam ansiosos pela Luz do Santo Natal! Amém! Outras preces que brotam do coração…
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Este texto reaviva em mim o sentido de pertença e colaboração no crescimento do Reino de Deus entre nós.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
A figura de João Batista que fez a passagem de grande profeta para assumir a pequenez no Reino, desaparecendo em seguida, me desafia a realizar um processo semelhante.
Autores: Pe Décio Walker – Diocese de Santo Ângelo/RS – Pe Décio Weber e Pe. Alfonso Antoni – Diocese de Santa Cruz do Sul/RS