A libertação não tardará (Lucas 21,20-28)
24 de novembro de 2016Orai – (Lc 21, 34 – 36)
26 de novembro de 2016Em seguida Jesus fez esta comparação:
— Vejam o exemplo da figueira ou de qualquer outra árvore. Quando vocês veem que as suas folhas começam a brotar, vocês já sabem que está chegando o verão. Assim também, quando virem acontecer aquelas coisas, fiquem sabendo que o Reino de Deus está para chegar. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos. O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.
Querida trindade, obrigado pela oportunidade de estar mais uma vez em oração e por sentir vossa presença tão viva no meio de nós. Quero me colocar diante de vós com o coração aberto e atento a vossa palavra que gera vida em mim e a transforma a cada novo dia.
“Céu e terra desaparecerão, mas minhas palavras ficarão para sempre”. Essas palavras ditas por Jesus saltam aos meus olhos hoje. Suas palavras que foram completamente traduzidas em gestos de puro amor, permanecem vivas e vivificantes e assim permanecerão para sempre.
Jesus nos disse: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt 28,20). Palavras essas que a comunidade de Matheus nos deixou como últimas, imagino que é para que ficassem gravadas no nosso coração. Através da palavra ele escolheu ficar conosco, é essa palavra que nos convida a conversão verdadeira. Nos chama a ser discípulos missionários, nos introduzindo na mesma missão de Jesus e nos insere na dinâmica de construção do reino.
Qual é minha relação com a palavra hoje? Que lugar ela tem na minha vida?
A palavra é, junto a eucaristia, nossa principal fonte de vida, nosso alimento. Nela, que é sempre atual, encontramos a vida de Jesus que nos orienta, liberta e ilumina nosso caminho, como disse o Salmista. “Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho” (Sl 119, 105).
É preciso que nossa vida brote, floresça. Que ela seja sinal vivo do reino. Que ele aconteça de fato na nossa vida e na vida das pessoas que Cristo nos confia. Essa é nossa missão, somos discípulos da palavra.
Que assim como Jesus, nós sejamos orientados pela palavra de Deus, vencendo as tentações e dificuldades como Ele fez no deserto. Que ela seja a luz para nos ajudar a interpretar os sinais dos tempos e a vontade do Pai, sendo assim operários na construção desse reino de justiça e amor.
Deixemos que o Espirito nos guie nesse propósito e Maria esteja sempre na nossa companhia orientando nossa caminhada.
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.