“Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.
17 de outubro de 2023“Peçam contas do sangue de todos os profetas…”
19 de outubro de 2023Quarta-feira, 18 de Outubro de 2023 – – São Lucas Evangelista.
Lc 10,1-9 –
1) Leitura: O que o texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
“O Reino de Deus está próximo de vós”. O reinado de Deus é uma realidade próxima de todos. Cada vez que fazemos o bem, ajudamos o necessitado, visitamos o doente ou encarcerado e desinteressadamente dispomo-nos em ser presença, estamos no Reino de Deus.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Por força de nosso batismo, todos somos discípulos-missionários de Jesus. Ser cristão é ser outro Cristo na vida do outro. É preciso conscientizar-se a cada dia para vivermos bem nossa vocação batismal.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Rezo com Teilhard de Chardin: “Pai do Céu, Tu és a salvação. Faz com que eu deixe a minha miséria atrás de mim e, em Ti apoiado, me aventure pelos mares desconhecidos da liberdade. Amém”.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
A experiência do Senhor Ressuscitado em nossas vidas, impulsiona-nos a querer anunciá-Lo a todos. Testemunhemos com nossas vidas o nosso encontro pessoal com Cristo.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Esforço-me para neste dia agir em coerência com meu batismo e com os compromissos assumidos nele: é preciso “fazer o bem, sem olhar a quem”.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.