“Jesus reaviva a esperança e desperta a fé na vida”
3 de dezembro de 2021João Batista é a voz que grita no deserto
5 de dezembro de 2021SÁBADO – 04/12/2021
1ª SEMANA DO ADVENTO– Evangelho de Mt 9,35 – 10,1.6-8
“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo. Feche os olhos e acalme o coração. Sinta a presença do Senhor que cuida de todos nós.
Refrão meditativo:
Vamos nós, povo de Deus / conviver com dignidade. E, no mundo do trabalho / construir fraternidade (bis).
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
O evangelista Mateus nos conta que Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. Convivendo com as multidões, Jesus compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não tem pastor. Então disse aos discípulos: “a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita”. E chamando seus discípulos, deu-lhes poder de cura e os enviou, recomendando-lhes: “Ide, anates, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: “o Reino dos céus está próximo”. “Curai os doentes, purificai os leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”. Palavra da Salvação.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Com esse mandato, Jesus envia seus discípulos para participar da mesma missão. Que sentimentos percebe na atitude de Jesus? E como os discípulos recebem essa tarefa? Percebe-se que é a compaixão de Jesus pelo povo que o move e o leva a curar e a cuidar dos outros de forma incansável. Ao serem enviados, os discípulos também compartilham do mesmo sentimento de Jesus e, enviados, realizam a missão de Jesus com o mesmo ardor. É a compaixão que move o coração. O poder dado aos Doze para a missão é o Espírito Santo. Esse texto me diz que é preciso me fazer instrumento para trabalhar na messe, e o Espírito Santo é que conduz a missão.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
A oração me coloca em diálogo com Deus. Podemos expressar nosso desejo de também fazer parte da missão de Jesus. E pedir que tenhamos sentimentos de compaixão. Jesus nos chama e nos envia para a missão. Esse é o caminho do discipulado.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Estou em meio à multidão sofrida, doente e faminta. É possível sentir a presença de Jesus? Discípulos que transitam em meio a essa multidão, cuidando, ajudando, dando o que comer, o que vestir? Sou um desses discípulos enviados por Jesus. Sinto a multidão de hoje, também caminhando, cansadas, abatidas e sem pastor, pois a messe é grande e os trabalhadores são poucos.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, como posso ajudar? Quero fazer parte dessa missão e através do dom recebido do Espírito Santo poder ajudar aos mais necessitados.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.