“Tem piedade de nós, filho do Davi!”
4 de dezembro de 2020Preparai o caminho do Senhor
6 de dezembro de 2020Sábado, 05 de dezembro de 2020.
Mt 9, 35-10,1.6-8 – “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”.
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus percorre as cidades ensinando, pregando o Evangelho e curando os enfermosPercebendo o cansaço e as necessidades do povo, sente compaixão e mostra aos discípulos a necessidade de pedir ao Pai que envie operários para a messe. O Senhor envia os doze em missão para anunciar que o Reino dos Céus está próximo.
- Meditação: O que o texto me diz?
Nosso Deus é amor e compaixão; Ele vê o sofrimento das pessoas, seus cansaços e abatimentos e vai ao encontro de cada um, derramando seu bálsamo de amor, por meio da Igreja missionária, que age inspirada no “bom samaritano” (Lc 10, 29-37). Essa ação da Igreja busca levar a todos o alívio das enfermidades e a proximidade do Reino, dando continuidade à missão de Jesus. Será que temos rezado o suficiente para que Deus suscite mais vocações para sua Igreja? Temos nos empenhado verdadeiramente na missão de cuidar das pessoas, como Jesus nos pediu? Realizamos nossa missão com gratuidade e alegria?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Envia, envia, Senhor, operários para a messe.
Escuta, escuta esta prece, multidões te esperam, Senhor!
Senhor, escuta nosso apelo enviando muitos operários para tua Messe. Desperta sempre mais em nossos corações a gratuidade para anunciar o Reino com generosidade e entusiasmo.
Oração vocacional
Jesus, Mestre Divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como Presbíteros, como Diáconos, como Consagrados e Consagradas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Deus está renovando meu entusiasmo para continuar anunciando a todos que o Reino dos Céus está próximo. Além disso, o comprometimento com a causa vocacional foi reaceso de forma muito forte em meu coração, associando-me aos sentimentos de compaixão de Jesus pelo povo abatido e cansado.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Essa Palavra me impulsiona a rezar mais pelas vocações e seguir na missão de anunciar o Reino com entusiasmo e perseverança, unida a toda a Igreja. Quero render graças a Deus continuamente pela alegria do chamado à missão e quero ser instrumento capaz de ecoar esse chamado a outros.
“Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber. Tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas. Fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (Documento de Aparecida, n. 29)
Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.