“Tem piedade de nós, filho de Davi!”
2 de dezembro de 2022“Convertei-vos”
4 de dezembro de 202203 de dezembro de 2022, sábado, 1ª semana do tempo do advento | Memória de São Francisco Xavier
Evangelho – Mt 9,35-10,1.6-8
Leitura: O que o texto diz
No evangelho de hoje Jesus percorre as cidades ensinando, pregando o Evangelho e curando os enfermos. Percebendo o cansaço e as necessidades do povo, sente compaixão e mostra aos discípulos a necessidade de pedir ao Pai que envie operários para a messe. Jesus envia os doze em missão para anunciar que o Reino dos Céus está próximo.
Meditação: O que o texto me diz
Jesus afirma que grande é a missão e que poucos são os que se interessam para nela trabalhar. Nosso Deus é amor e compaixão; Ele vê o sofrimento das pessoas, seus cansaços e abatimentos e vai ao encontro de cada um, derramando seu bálsamo de amor, por meio da Igreja missionária, que age inspirada no “bom samaritano”. Essa ação da Igreja busca levar a todos o alívio das enfermidades e a proximidade do Reino, dando continuidade à missão de Jesus.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor que te ajude na missão de ser testemunha do seu evangelho, sendo seus braços ao abraçar um amigo, apoiar quem precisa, defender os pequenos e excluídos… Diga ao Senhor que você deseja ser instrumento capaz de ecoar o seu amor a todos como fez São Francisco Xavier, homem radicalmente apaixonado por Jesus e seu evangelho, grande missionário da Igreja em terras distantes. E que ele te inspire a mais amar e servir.
Contemplação: O que o texto faz em mim
O evangelho traz inúmeros questionamentos: Será que você tem rezado o suficiente para que Deus suscite mais vocações para sua Igreja? Você tem se empenhado verdadeiramente na missão de cuidar das pessoas, como Jesus nos pediu? Realiza sua missão com gratuidade e alegria?
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho
“A messe é grande e poucos são os trabalhadores”, diz Jesus no evangelho de hoje. Precisamos rezar mais pelas vocações e seguir na missão de anunciar o Reino com entusiasmo e perseverança.
Equipe do Lectionautas