
A tua fé te salvou.
7 de julho de 2025
8 de julho, 3ª feira, 14ª Semana do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 9,32-38
Leitura: O que o texto diz?
A Palavra que hoje vamos refletir nos convida a perceber duas realidades distintas frente a uma cura realizada por Jesus: a primeira é da multidão que fica admirada e reconhece o poder divino de Jesus; a segunda, é a reação dos fariseus que atribui a ação de Jesus ao espírito maligno. O destaque maior do texto é a missão de Jesus que liberta e cura da falta de comunicação, do fechamento ao diálogo e restitui a vida de quem precisa ser libertado para continuar anunciando o Reino de Deus em um mundo que precisa tanto de amor, de cura e de libertação.
Meditação: O que o texto me diz?
Percebemos no Evangelho que a missão de Jesus cria alegria e libertação para aqueles que o buscam de coração sincero e desperta nos seus opositores, isto é, nos fariseus que queriam encontrar motivos para o condenar: inveja, rejeição e calúnia. Não obstante as oposições criadas, Jesus continua a anunciar a libertação da pessoa humana curando um mudo, restituindo assim a sua capacidade de diálogo, de comunicação e de anúncio. Nesta mesma passagem bíblica, Jesus sente compaixão da multidão cansada e abatida como ovelhas sem Pastor. Ele as conhece, sabe a situação do abandono e do cansaço que o povo vive e percebe que são poucos os operários para o muito trabalho a ser feito, por isso nos convoca para rezarmos ao Pai pedindo que envie missionários que se disponham a trabalhar nesta realidade existencial.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te faça missionário a partir do cotidiano da vida nas pequenas coisas e reze ao Pai que envie operários para sua messe.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Na Palavra, vimos atitudes diferentes diante da missão realizada por Jesus. O que a missão de Jesus diz para sua vida cristã? Você sente compaixão ao perceber as necessidades atuais das pessoas? Tens rezado para que tenhamos mais missionários e missionárias?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Assumir o compromisso como missionários do Reino frente a tantas necessidades de escuta, de fala profética e de anúncio.
Equipe Lectionautas