Maria, teu SIM nos ensina e nos inspira!
8 de dezembro de 2023Preparai os caminhos do Senhor…
10 de dezembro de 20231ª SEMANA DO ADVENTO
Sábado – 09/12/23
Procure um lugar confortável, faça silêncio interior.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos passos desta leitura orante.
Leia Mt 9,35–10,1.6-8 –
Leitura: O que o texto diz?
Jesus, percorrendo cidades e povoados, ensinava e pregava o Evangelho e curava todo tipo de doenças e enfermidades. Novamente, Jesus se compadece com aquele povo cansado e abatido, como ovelhas que não tinham pastor para delas cuidar e diz aos discípulos, que pedissem ao dono da messe para enviar operários, pois eles eram poucos para tanto trabalho.
Em seguida enviou os 12 discípulos para curarem e expulsarem espíritos maus e lhes disse para fazerem o bem, ajudando a quem precisasse, insistindo que de graça receberam e que deveriam dar de graça.
Meditação: O que o texto me diz?
Nos apresenta novamente a compaixão de Jesus, que mesmo curando e ajudando aquele povo, sabia que diante do sofrimento de tantos era necessário muito mais para ajudar a outros. Ensina que é sempre necessário rezar pedindo mais trabalhadores para a vinha, ou seja, pessoas que ajudem a tantos e tantas. As situações difíceis são sempre maiores que a oferta da ajuda. Nos faz pensar em como temos sido? Temos feito a diferença, ajudando quem precisa de nós, expulsando tantas coisas ruins da vida de tantos e tantas? Percebemos que tudo o que temos, recebemos de Deus, gratuitamente, e por isto temos que oferecer sem querer nada em troca?
Oração: O que o texto me faz dizer?
“Meu amado, Jesus, como és sensível! Como percebes a necessidade presente na vida de tantos! Que eu possa me colocar sempre à disposição para fazer o meu máximo, aliviando o sofrimento de tantos! Que eu não me esqueça de rezar e pedir que mais pessoas se sensibilizem com a dor do outro! Há tanto por fazer e tanta necessidade, portanto precisamos de muito mais operários. Que eu possa ajudar no trabalho da messe e fazer a diferença na vida de muitos!”
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Temos sido sensíveis para percebemos as necessidades dos outros? Temos compaixão daqueles que estão ao nosso redor? Jesus curava, restabelecia a saúde, resgatava, cuidava e mesmo assim conseguia perceber que muito mais precisava ser feito. Chama os 12 e os ensina que além de rezar, era preciso agir e reconhecer que tudo que se tem é por gratuidade de Deus e por isto, era necessário dar sem nada esperar. Hoje, as necessidades são gigantes e variadas, podemos dizer que chegam a ser complexas. Como temos ajudado, como temos feito a diferença? De graça recebemos tudo, saibamos dar sem nada receber.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Sermos mais sensíveis, anunciarmos mais o Reino através de nossas atitudes. Que as nossas atitudes sejam de acolhimento, que possamos curar com palavras, com abraços, com gestos de carinho, com tudo que resgata! Que saibamos amar sem precisar usar palavras. Que sejamos grandes trabalhadores na Messe de nosso Senhor!
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG