“O amor: a pedra preciosa do Reino”
2 de agosto de 2023“A sabedoria dos corações abertos”
4 de agosto de 202303 de Agosto de 2023, 5ª Feira, 17ª Semana do Tempo Comum.
Mt 13,47-53
“A Lei de Jesus: o Amor”
Leitura: O que o texto me diz
Relembrando a parábola da rede, o evangelista Mateus repassa os ensinamentos de Jesus, na qual relaciona situações do Antigo com o Novo Testamento. De forma radical, a parábola descreve o juízo final com o julgamento do Deus do Antigo Testamento, que virá exterminar os inimigos do povo eleito, e os purificados, elevados à glória e poder das nações. Porém, Jesus vem trazer a revelação do Deus de amor e de misericórdia. Ora, uma vez, que nossos julgamentos não advêm do mundo, e sim, do reconhecimento pleno de Deus, que acolhe todos e o seu chamado é universal. Além de que, tudo se transforma com a abertura dos corações e o desejo de querer ser melhor, afinal, ele quer que todos sejam bons peixes. É óbvio que seguir seus ensinamentos depende do livre arbítrio de cada um, mas a salvação está nas mãos de Deus. Não restam dúvidas de que, há a necessidade da sabedoria e discernimento para que recebamos o novo sem se desfazer do antigo, e nem rejeitar o novo por causa do velho. Com a chegada de Jesus não podemos viver o legalismo e sim, o mandamento do amor. Sábio é aquele que é capaz de encontrar as novas coisas e não descartar as velhas, pois vê nas duas o tesouro do discípulo.
Meditação: O que o texto me diz
Através dos ensinamentos de Jesus hoje, medite sobre o que é ser um bom peixe. Se você está preparado para o juízo final, sem esquecer que a misericórdia de Deus é maior. Será que está rejeitando o novo por causa do antigo e não consegue aceitar o novo sem se desfazer do velho? Jesus está aqui, abra-se à nova lei de Jesus e se esforce para discernir a importância do velho e o novo se relacionarem.
Oração: O que o texto me faz dizer
Conversar com Deus é o caminho para recebermos suas orientações, e momento do nosso coração ser tocado naquilo que precisa ser melhorado. Peça a Deus para falar ao seu coração, caso sua liberdade não tenha sido bem utilizada até hoje; Deixe que Ele o direcione a ser uma pessoa melhor a cada dia e instrua-o como entender melhor a lei do amor. Confie em sua misericórdia. Ele é fiel e não vai desampará-lo, uma vez que, se trata do ato em que vem ao nosso encontro, nos cura, e assim, nos une a Ele.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Após a leitura do texto estar bem explorada, deixe as mensagens falarem profundamente ao seu coração. Se não tem buscado ser um bom peixe, ou se tem vivido como um doutor da lei sem abrir a porta para Jesus fazer uma releitura de tudo, faça isso agora, pois ele o dará paz, serenidade e alegria, fonte de sua misericórdia.
Ação: O que o texto me faz agir
Recebermos a misericórdia de Deus é uma grande graça que nos une a ele, e isso traz esperança para toda vida. Um ser humano perdoado e curado, sente o desejo de perdoar também e faz o irmão se sentir na graça de Deus. Seja um pai ou uma mãe de família que recebe as coisas novas e permanecem as velhas sem criar paradigmas, e que, de uma forma mais atual e com sabedoria, levará Cristo a outras famílias como sendo o caminho, a verdade e a vida.
Mércia da Silva Pereira*
Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.