“Ide! Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos”
26 de janeiro de 2022O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra…
28 de janeiro de 202227 de janeiro de 2022.
Evangelho de Mc 4,21-25
A lâmpada “é para ser posta sobre o candeeiro”
Ao iniciar é bom que se aquiete o coração. Um exercício de respiração profunda. Perceba os batimentos cardíacos e sua inspiração e expiração. Deixe-se concentrar nessa ação, desligando-se de tudo o mais que lhe cerca.
Agora invoquemos a Trindade Santa: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Façamos uma invocação ao Espírito Santo. Que o Espírito Santo abra a nossa mente, o coração com seus dons, para que a Palavra penetre em nós.
O texto de hoje, Mc 4,21-25, situa-se na primeira parte do Evangelho segundo Marcos, em que o autor busca apresentar quem é Jesus.
1- Leitura: o que o texto diz?
O primeiro passo da Lectio Divina é a leitura. Seu objetivo é conhecer o que o texto diz.
Faça uma primeira leitura do texto em voz alta, pausada, de modo a ir conhecendo informações que ele fornece. Hoje temos apenas uma fala de Jesus. Ele estava com seus discípulos, que lhe perguntaram sobre parábolas (Mc 4,10).
Ler Mc 4,21-25
Faça, agora, uma segunda leitura, silenciosa, e tente fixar os detalhes do texto. Ler Mc 4,21-25
2- Meditação: o que o texto me diz?
Neste segundo passo da Leitura Orante, o objetivo é reconhecer o que o texto me diz, o que ele me fala.
Há vários métodos de chegar ao que o texto diz pra mim. Um deles é apenas deixar-se levar pela impressão de uma palavra, um trecho, versículo, uma ação, um comentário. E, então, tentar compreender porque essa palavra, trecho, ação me impressionou, chamou minha atenção. Há outros métodos. Um deles é interrogar o texto. E identificando com essas perguntas o que o texto me diz.
Por exemplo:
Jesus começa, neste trecho, se dirigindo a seus discípulos, fazendo-lhes perguntas. Pergunta se uma lâmpada é para colocar debaixo da caixa ou da cama, ou se deve ser posta no candeeiro. Isto lhe dia alguma coisa? A seguir Jesus fala que tudo que é escondido que não venha à luz? O que estaria Jesus querendo dizer com isto? O que isto lhe diz?
A afirmação de Jesus de que “quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”, foi dita a discípulos, reunidos a volta de Jesus (Mc,410). Isto diz alguma coisa a você? Jesus alerta para que se tenha consideração com o que se ouve. Isto é dito aos discípulos que o escutam. O que isto lhe diz?
Jesus diz que “com a medida que medis sereis medido, e com acréscimo’. Isto lhe alguma coisa?
3- Contemplação: o que o texto lhe faz experienciar, sentir?
É o passo em que devemos nos silenciar para que nele Deus nos fale. Nos fale em nossos sentimentos, nossa intuição, nossas lembranças, inteligência, desejos ou vontade.
É no silêncio que percebemos como Ele age em nosso ser, colocando sementes de sua vontade em nossa vontade.
Se desejar, entre na cena. Observe os personagens, falas, ações. Contemple, e deixe o Senhor lhe falar através da cena. Que Ele fale em seus afetos profundos.
4- Oração: o que dizemos a Deus?
Neste passo da Leitura Orante, é momento de respondermos a Deus o que ele nos falou no texto, na meditação, na contemplação. Fale com Ele de forma espontânea, com o coração aberto. Fale como se conversasse com um amigo, sinceramente.
5- Ação: o que o texto lhe chama a agir?
A fé de seguidores de Cristo não é abstrata. É fé que se faz vida. Por isso a Bíblia é testemunho de fé e vida, que se entrelaçam.
Deste modo, o que a leitura orante de hoje lhe pede como compromisso, como chamado a agir?
Oração Final:
Ao final pode-se fazer uma oração de agradecimento, de forma espontânea, ou invocar a Trindade Santa.
Marco Antonio Tourinho – teólogo leigo.