A boa colheita
21 de julho de 2021“Sejamos terrenos férteis do Senhor”
23 de julho de 2021(22-07-2021) Jo 20, 1-2.11-18
“A Grande Discípula do Senhor”
Leitura: O que o texto me diz
A Liturgia hoje comemora a festa de Santa Maria Madalena. Apóstola de Jesus, que muito a admirava e a respeitava. Eles tinham uma profunda relação de amizade. Foi escolhida para ser a primeira mulher a ver o ressuscitado, uma vez que, inconformada com o acontecido, saiu de casa cedo em busca de sinais. Ora, encontrou o Mestre, mas não o reconheceu. Sua fé era tão grande que Jesus sabendo disso, se pronunciou chamando-a pelo seu nome. Madalena acolheu aquela voz tão conhecida para ela. Nesse sentido, vemos a valorização do discipulado das mulheres, pois Jesus confiou a missão de anunciar aos doze que estava vivo, e que dessa vez, seria uma relação diferente, sem contato físico com o mestre, uma vez que iria à casa do Pai. O reconhecimento da voz de Jesus por Madalena nos lembra a parábola do Bom Pastor: “Ele as chama pelo nome, e elas conhecem a sua voz” – “Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem” (Jo 10, .4.14). Interessante também perceber a participação das mulheres na vida de Jesus: curou-as, teve misericórdia, reivindicou sua dignidade, escolheu-as como suas primeiras testemunhas da ressurreição e incorporou-as ao grupo de pessoas que lhe eram mais próximas.
Meditação: O que o texto me diz
Através das percepções no texto de hoje, medite sobre sua relação com Deus. O que o Senhor representa em sua vida? Tem dado testemunho de Jesus em seu cotidiano? Tem realizado sua parte para que o discipulado feminino ganhe mais espaço nas lideranças e decisões? Ou necessita de uma fé maior para ir ao encontro do Mestre? Saiba que Ele sempre está ao seu lado, aguardando a porta do seu coração abrir, se manifestar e reconhecê-lo.
Oração: O que o texto me faz dizer
Quando conversamos com Deus de forma natural, mas bastante profunda, recebemos a graça de ouvi-lo. É hora não somente de pedir, mas também de agradecer. Desabafe e suas respostas virão, ainda que não sejam do seu agrado, mas Ele sabe o que é melhor para sua vida. Assim como deu a Madalena a sua missão, também dará a você, a sua. Que busque a Deus com a fé de Madalena, e seja impelido por uma força renovadora.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Quando o evangelho adentrar em seu coração, sinta-se como Maria Madalena chegando ao túmulo e não enxergando Jesus porque estava angustiada. O Mestre reconhecido pela voz. Que possa encontrar Jesus e senti-lo em todos os momentos de sua vida, seja nas tribulações ou felicidade. O grau de sua fé e sensibilidade do coração, definirão cada situação e ajudarão em suas escolhas.
Ação: O que o texto me faz agir
Quando escolhemos Deus em nossas vidas, tudo se transforma; o coração fica regado de paz. Que você busque com toda a sua alma e com todo o seu coração, e ao encontrá-lo e receber sua missão, abrace-a, seja discípulo do Senhor para outros que necessitam também enxergar e sentir Jesus.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.