“Advertido pelo anjo, José acolhe Maria na sua gravidez”
18 de dezembro de 2020Alegra-te, o Senhor está contigo!
20 de dezembro de 20203ª SEMANA DO ADVENTO – Evangelho de Lc 1, 5-25
“A fortaleza de Deus vem em nosso socorro”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes para acalmar o coração e entrar em sintonia consigo mesmo com o outro e com Deus.
Refrão meditativo: Envia teu Espírito, Senhor / E renova a face da terra!
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
O Evangelho de hoje nos fala de Zacarias e sua esposa Isabel, ambos justos diante de Deus e obedientes. Era um casal que não tinham filhos porque Isabel era estéril e os dois já eram de idade avançada. Um dia Zacarias, sacerdote que ajudava no templo, foi sorteado para entrar no santuário e fazer a oferta do incenso. Nesse momento, apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou assustado, mas o anjo lhe disse: “Não tenhas medo, Zacarias. Tua esposa vai ter um filho, e lhes dará o nome de João. Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, porque ele vai ser grande diante do Senhor”. Zacarias não acreditou no anjo e, por isso, o anjo lhe disse que ele ficaria mudo até o nascimento da criança. Quanto a Isabel, logo depois ela se engravidou e diz: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que Ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Essa palavra ou frase que me chamou atenção, o que me diz? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto. O que ele diz para te? O que ensinas? Medite. Somos chamados a estar atentos para ouvir o que Deus nos diz, pois ele está sempre a nos falar.
Assim como Zacarias e Isabel, pessoas justas e obediente, também nós devemos esperar em Deus e acreditar porque Ele cuida de todos.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O que podes pedir a Deus nesse momento de intimidade? Ou agradecer diante da realidade que vive. Peça as bençãos de Deus. Devemos estar sempre prontos para responder ao anúncio do Anjo do Senhor.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Silencie todo o seu ser e deixe se conduzir para dentro da cena. Desperte seus sentidos para ouvir a voz do anjo que anuncia uma boa notícia, que será a realização de um grande desejo. Zacarias, no momento, não acreditou. Achou impossível a realização do sonho de sua esposa. Mas o anúncio se fez realidade. Vamos acreditar que com Deus, tudo é possível.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que leitura faço da realidade? A Palavra de Deus nos interpela, me leva a acreditar, a também ser uma anunciadora das boas novas. Me comprometo a levar a boa nova da Palavra aos outros. Palavra que produz felicidade.
Neuza Silveira de Souza. Catequista. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.