É preciso fazer a diferença
12 de março de 2024Como não crer em Jesus?
14 de março de 20244ª SEMANA DA QUARESMA
Quarta-feira – 13/03/24
Faça silencio.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos passos da escuta da Palavra de Deus.
Leitura: O que o texto diz?
Leia o evangelho de Jo 5,17-30
Jesus afirma aos judeus, que já O estavam perseguindo, que o Filho não pode fazer nada por si mesmo, mas que Ele faz porque o Pai assim o faz. Jesus vai falando das coisas que o Pai faz e que Ele vai fazendo também, inclusive a ressurreição dos mortos. Fala que o Pai deu ao Filho o poder de julgar e que quem não honra o Filho, não honra o Pai. Jesus, ainda fala que quem ouve suas palavras e crê Naquele que o enviou terá a vida eterna. Termina falando da ressurreição final.
Para os líderes da época, as palavras de Jesus são escandalosas, especialmente quando ele chama Deus de Pai. A afirmação de identidade e autoridade de Jesus não é arrogância, nem se põe acima dos demais. Jesus compreende essa autoridade como serviço, uma missão de amor. Ele é um Filho fiel e chama seus discípulos de amigos. Jesus nos chama a entrar nessa amizade, a fazer parte dessa família divina. Ele nos ensina a sermos irmãos e irmãs, sem discriminação por qualquer diferença. Jesus nos mostra que a fidelidade ao Senhor é proporcional ao amor pelos irmãos e irmãs.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus revela que tudo o que faz não é por conta própria, mas guiado por Deus. Aqueles que não se identificavam com os seus ensinamentos e atitudes, querem o seu silêncio e por isto o perseguem e vivem nas trevas. Mas, Jesus, não se cala e vai revelando sua intimidade com Deus, declarando estar agindo de acordo com a vontade do Pai. É muito bonito perceber a FIDELIDADE de Jesus ao Pai, pois Ele se mostra íntimo e deixa claro, que suas palavras e atitudes estão diretamente ligadas à vontade do Pai, não se intimidando com aqueles que não o aceitam. Jesus revela que quem faz o que Ele ensina O terá sempre junto de si e como isto nos motiva.
Oração: O que o texto me faz dizer?
“Meu Amado Jesus, como é bela sua fidelidade ao Pai! Como é bela sua entrega! Como é bela sua vontade de fazer acontecer o projeto de Deus! Como é belo perceber que suas palavras e atitudes querem revelar o PAI e mostrar que Tu queres nos regatar ao amor Dele! Como é bom ter a certeza que Tu és o caminho que nos leva ao Pai! E como é especial saber que estarás sempre conosco!”
Contemplação: O que o texto faz em mim?
O evangelho nos faz contemplar cada palavra de Jesus, onde Ele se afirma o Filho e que faz somente o que o Pai faz. Temos consciência da força destas verdades? Jesus faz o que Deus quer, é o projeto de Deus e por tanto não existe vontade e nem atitude de “ninguém” que possa mudar tais verdades. E o que isto significa? Que Jesus não veio para agradar, mas para resgatar. Não veio para atender vontades pessoais, mas para fazer a vontade do Pai, que é salvar a humanidade, que mesmo não sendo merecedora, é amada pelo Pai e, é claro, pelo Filho. Temos consciência de nossa importância para o Pai e o Filho? Quaresma: momento propício para esta tomada de consciência.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
A FIDELIDADE de Jesus ao Pai nos ensina muito!!!! Jesus deixa claro que a vontade de Deus está acima de tudo e de todos. Muitas vezes queremos fazer com que a nossa vontade esteja acima de tudo e isto nos afasta de Deus. Aproveitemos esta quaresma para refletir sobre onde está a vontade de Deus em nossas vidas e se percebermos que ela está um pouco distante, é hora, de mudarmos a direção (convertei-vos!).
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG