
Rezar sempre…
13 de novembro de 2021
‘Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!’
15 de novembro de 2021
14 de novembro de 2021, 33º Domingo do Tempo Comum.
Evangelho – Mc 13,24-32
Leitura: O que o texto diz
Jesus está em Jerusalém com seus discípulos. Consciente de ter chegado a sua hora de voltar para o Pai, confia a missão aos seus discípulos. Primeiramente, fala-nos desse momento final, onde tudo parece terminar em cataclismo. Mas logo nos abre à primavera da figueira que começa a gerar novos brotos nos ramos ainda quase desnudos do inverno. E, finalmente, enraíza nossa esperança na Palavra de Deus. A realidade pode tremer, o céu pode ficar escuro, como se o sol tivesse apagado. No entanto, aí está a Palavra de Jesus que nos abre para acolher um “novo tempo”. Ele sabe que não é uma missão fácil e seus discípulos irão enfrentar todo tipo de perseguições, dificuldades, obstáculos, tentações e necessitarão de alento, estimulo, coragem e constante vigilância. Também nós enfrentamos tantas dificuldades, provações e precisamos de ânimo, consolo e esperança.
Meditação: O que o texto me diz
O evangelho de hoje desperta em nós a esperança e a certeza de que Deus não abandona a humanidade na sua caminhada histórica, e, continuamente vem ao nosso encontro e nos indica os caminhos que Ele nos convida a percorrer. Nem a fé, nem a esperança amadurecem na bonança. A esperança se fortalece na obscuridade e na crise. Nos momentos difíceis, a esperança se esconde nas raízes. Por isso, logo brota com mais força. Precisamente por vivermos tempos difíceis, precisamos mais do que nunca da pequena e teimosa esperança.
Oração: O que o texto me faz dizer
Converse com Deus sobre a sua vida e todos os problemas e medos que está passando. Com fé peça a Jesus a graça de reconhecê-lo como fonte da vida, da esperança e do amor-serviço. Peça também a graça de reconhecê-Lo nos rostos das pessoas e nos apelos dos que sofrem.
Contemplação: O que o texto faz em mim
“Então verão o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória.” Diz o evangelho de hoje. Quem é o Filho do Homem revestido de poder e glória? O Evangelista Marcos os ensina que é o próprio Jesus, que irá ofertar livremente, por amor, a sua vida para que todo àquele que crê tenha vida plena. Experimentamos nosso caminho marcado por perseguições e sofrimentos, mas permaneçamos firmes na fé e na esperança, porque Jesus virá e com sua vinda gloriosa todo medo e sofrimento cessarão e reinará a alegria e felicidade em nossos corações.
Ação: O que o texto me faz agir
Em meio às sombras, perplexidades, contradições, provocações e promessas, que constituem o atual momento histórico, queremos expressar a fé no futuro da nossa vida. É preciso seguir o Espírito, deixando-se surpreender pelos novos rumos que Ele aponta, seduzir pelos novos horizontes que Ele descortina, desafiar pelas novas provocações que Ele lança, a partir da realidade histórica e dos novos sinais dos tempos.
Equipe do Lectionautas