“O Filho de Deus”
21 de janeiro de 2021“E pensavam: ele está louco”
23 de janeiro de 2021Mc 3, 13-19 (22/01/2021)
“A escolha, o chamamento é sempre de Deus”.
Leitura: o que diz o texto?
O evangelho de hoje apresenta o critério de escolha dos seus discípulos e Apóstolos depende somente dele e, não analisa grau de inteligência, profissão ou posição social. Ele sabe o que está fazendo, até mesmo quando escolhe Judas, seu algoz que, não diferente dos demais, sonhava com um Messias que destruísse com a sua força humana, os que oprimiam os menos desfavorecidos. Judas expressa abertamente o desejo daquele colégio. Todavia, nada atrapalha os planos de salvação de Deus. Ele sabia que aqueles homens precisavam aprender as coisas de Deus ao caminharem juntos, em comunidade e fossem se tornando íntimos do Espírito Santo.
Meditação: o que me diz o texto?
Podemos perceber, dentre tantas outras elucubrações teológicas, a tentativa do hagiógrafo em nos fazer perceber que todas as iniciativas partem de Deus, ele tem o controle de tudo em suas mãos, apesar de muitas vezes, nós tentarmos atrapalhar sua ação maravilhosa. Como com os discípulos de ontem, Jesus tem paciência com seguidores de hoje.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
A perícope pode nos estimular a pedir a Deus que nos torne seus seguidores de verdade, colaboradores de seu Ministério e não meros aspirantes a busca de poder na Igreja e, consequentemente na sociedade. Fale com o Senhor o que sente sobre isso.
Ação: o que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
O que se deixa tocar pela Graça de Deus, não vai buscar interesses pessoais no seguimento a Jesus de Nazaré na escola apostólica que é a Igreja que, ao invés de ser Assembleia do povo de Deus reunida, pode se tornar um lugar onde pessoas fingem que amam, que se doam pelos outros e servem a Jesus de Nazaré. Cristãos autênticos, radicais. Contudo, tal radicalidade equipara-se a serviço a todos os homens e mulheres e todo o ecossistema que nos envolve.
Ir. Juarez de Araújo Passos, NJ
Filósofo, Teólogo, Especialista em Liturgia pelo Reg. Nordeste III da CNBB e Religioso consagrado no Instituto Religioso Nova Jerusalém.