Tome a sua cruz e me siga
12 de setembro de 2021Jesus é o salvador do mundo
14 de setembro de 2021SEGUNDA- FEIRA (13/09/21)
Lc 7, 1-10 – A CURA DO SERVO DO CENTURIÃO
- Leitura: o que o texto diz?
Jesus entra em Cafarnaum. Lá encontra um centurião romano, um não israelita, que tendo um servo doente, pediu aos anciãos dos israelitas para pedir que viesse curar seu servo. Um oficial do exército romano estava muito confiante. Ao ver Jesus perto da sua casa, mandou seus amigos dizerem que Ele não era digno que entre na sua morada. E dá testemunho de fé que basta uma palavra e seu servo ficará curado. Jesus se admirou e exaltou a fé de um gentio, que não havia encontrado nem mesmo entre seus irmãos israelitas.
- Meditação: O que o texto me diz?
A FALTA DE FÉ nos levará a falência espiritual. Sem fé no ordinário, onde Deus também se manifesta, não ouviremos ou sentiremos Sua Presença. É na minha vida, no meu cotidiano que Deus deverá ser acolhido sempre. Basta a PALAVRA de Jesus que cura meu coração e liberta de todos os preconceitos e opressão.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Confiar, entregar e me converter. Precisamos olhar ao nosso lado e observar onde está o lugar da evangelização de hoje, de jogar a Palavra e de apresentar Jesus pela nossa fé. O Papa Francisco nos fala das “Periferias existenciais”. Antes a evangelização se expandia fora de nós. Agora ela deve expandir dentro de cada um de nós. A urgência do Evangelho está estampada no rosto do irmão. Se eu não o vejo, não vejo a Cristo. O texto me leva a RECONHECER JESUS hoje, como o centurião, acreditar e receber dentro de nós essa força transformadora que é a fé.
- Contemplação: o que o texto faz em mim?
O texto faz em mim uma AUTO CRÍTICA da minha busca de Deus. Lembrando que o Povo de Israel era destinatário primeiro de toda Palavra de Deus. O gentio é que se assegura apenas numa Palavra, que para ele vai mudar tudo na sua casa. Em minha casa, reconheço ter disponibilidade para ajudar aqueles que amo? ALIMENTO-ME DA PESSOA E MISSÃO DE JESUS? Converti meu coração para escuta daquele que vive comigo e pode ser que não escutava seu grito de ajuda? A disponibilidade acontece dentro do nosso coração. Jesus está no outro que passa por mim e por vários lugares. Sempre Ele terá algo a me pedir no outro.
- Ação: o que eu posso fazer a partir do texto?
Santo Agostinho nos fala: “Não basta fazer coisas boas – é preciso fazê-las bem.” A misericórdia de Deus não entra em um coração fechado. Não adianta querer buscar a Deus longe, se no cotidiano da minha vida não o encontro. Ele está no meio de nós. Não basta só passar pela Eucaristia, é preciso se deixar ser “eucaristizado”, ou seja, deixar Jesus tomar nosso pensamento, nosso viver e todo nosso ser. Quando acaba a Santa Missa, aí continua nossa missão. Jesus te chama! VOCÊ QUE ESTÁ PRÓXIMO DA PALAVRA DE HOJE.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa – padre da Diocese de Luz-MG, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2