A autoridade da palavra de Jesus
1 de setembro de 2020Vocação de Simão Pedro, Tiago e João
3 de setembro de 2020Quarta-feira: 22ª Semana do Tempo Comum
Lc 4,38-44 – A cura da sogra de Simão e outras curas
Leitura: O que o texto diz?
É comum na linguagem bíblica, especialmente no evangelho de Lucas, entender a doença como tendo sua raiz nos demônios, já que se a doença é uma desordem no corpo, ela naturalmente não pertence à ideia original do Criador. Por isso quando a sogra de Simão está acometida de uma febre, Jesus se inclina sobre ela e ordena que a febre vá embora. A partir daí ele repete esse ato e cura muitas outras pessoas, o que faz a população querer o Senhor no seu meio por mais tempo, ao que Jesus responde não poder se demorar, porque ainda precisa anunciar o Reino por muitos outros lugares.
Meditação: O que o texto me diz?
A sogra de Simão logo quando foi curada pôs-se a servir. Libertada da condição que a limitava, ela pode se dedicar a ser útil e ajudar de alguma forma seus próximos. Essa liberdade é trazida pela Palavra de Deus, quando cai na terra fértil do nosso coração. Nós nunca estamos sozinhos, estamos sempre na presença de Deus e dos nossos irmãos, por isso, devemos sempre cuidar para que os mesmos dons que recebemos não fiquem restritos somente ao nosso ser, mas ajudemos na missão de Jesus de anunciar a Boa Nova!
Oração: O que o texto me faz dizer?
A nossa oração pode assumir muitas formas: podemos louvar a Deus pelo seu amor, pedir a cura do nosso corpo, da nossa alma, agradecer pela nossa liberdade e por tudo o que recebemos até agora, ou até mesmo chorar as nossas dores como quando recorremos à nossa mãe. O que nós dizemos a Deus é acolhido, porque Ele se inclina sobre a nossa realidade humana e quer nos trazer a vida plena. Ele vem nos encontrar para nos dar a Vida e nos fazer capazes de amar a cada um de nossos irmãos de maneira completa.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
As multidões começam, nesse momento da narrativa do evangelho, a se aproximar do Mestre Jesus. O povo tem sede de sentido, da Palavra que Jesus carrega em si e se sente profundamente tocado por ele. Nós também hoje somos tocados pela presença amorosa desse Mestre, que nos encontra no recanto mais íntimo do nosso ser, do nosso coração. Que no silêncio da nossa oração, contemplemos a paz que vem do céu e sejamos nutridos, não no corpo, mas no espírito.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
A sogra de Simão se põe a servir logo depois de curada. Será que nós precisamos de algum tipo de cura para iniciar um serviço compromissado? Será que já recebemos a cura em algum aspecto do nosso coração, mas ainda não nos levantamos de nossos leitos e nos colocamos à disposição? É nosso dever levar adiante a missão que nos foi confiada, de sermos pedras vivas na edificação do Reino de Deus, e essa construção é feita através do amor e da justiça presentes no nosso dia a dia.
João Victor Batista
Membro leigo do Instituto Nova Jerusalém e estudante do bacharelado em Ciências Econômicas na UFC. Reside atualmente em Fortaleza/CE.