Arrancando espigas no sábado
5 de setembro de 2020Estende a tua mão
7 de setembro de 202006/09/2020 – Mt 8,15-20
“Se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus”
Leitura: o que o texto diz?
O Texto de hoje inicia um conjunto de instruções para a edificação da comunidade. Aproxima-se o final da missão de Jesus e se faz necessário orientar e formar aqueles que darão corpo e forma às primeiras comunidades cristãs. A centralidade desta perícope está na correção fraterna, tendo em vista a unidade em Cristo e entre os irmãos como elementos indispensáveis à vivência cristã. A correção torna-se fecunda quando realizada em espírito de oração e na comunhão fraterna.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
A Palavra de Deus é atual e operante para todo sempre! O ensinamento de Jesus que destaca a correção fraterna e a persistência da oração em comum, nos mostra que não basta apenas viver de modo individual a experiência com Cristo, é necessário estar em uma unidade comum, em que todos partilhem do desejo de viver a fé cristã. A comunidade irá se deparar com diversas situações e realidades, exatamente como hoje nós nos deparamos, mas o que nos fará permanecer no Cristo será o desejo comum de viver seus preceitos.
Leia novamente este texto e perceba quais elementos tocam mais o seu coração. Identifique as palavras que mais chamam a sua atenção. Será que conseguimos perceber o quanto essa Palavra se aproxima da nossa realidade depois de tantos séculos? Permita que a Palavra se comunique com você e gere frutos.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Jesus ensina a comunidade cristã sobre a correção, mas não somente a ser corretora dos outros, mas a aprender também a ser corrigida diante de suas falhas e assim crescer mútua e fecundamente. A Palavra é o hoje de Deus em sua vida, por isso, faça agora um pequeno exame de seus atos e deixe que o Espírito Santo lhe conduza àquilo que você precisa ser corrigido e moldado, peça que essa correção venha como um desejo de melhor viver a fé cristã. Nesta mesma condução suplique que no espírito fraterno você também possa ser o irmão ou irmã que ajuda o outro a caminhar retamente ouvindo-o e exortando-o com caridade.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
Tendo ouvido e meditado o que Jesus ensinou, é chegado o momento de ouvir e sentir o eco desta Palavra em seu coração. É como degustar o sabor desse ensinamento e fixa-lo dentro de você. Não diga nada, tente não pensar em nada, que seu gesto seja apenas o que de contemplar no coração a Palavra meditada.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Com certeza neste momento seu coração deve estar impactado por essa Palavra tão bela e atual que meditamos, mas para que o ensinamento não adormeça e se torne apenas algo bom que sentimos, se faz necessário concretizar a Palavra com gestos.
Faça um propósito especial de observar de que modo você tem contribuído com o crescimento comunitário, de acolher com amor a correção que lhe for dirigida e se manter firme na oração, sobretudo, visando o bem comunitário.
Kelviane Pontes Vieira
Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-CE